Nacional Titulo
Favelas do Brasil estão entre as piores, diz relator da ONU
11/06/2004 | 21:37
Compartilhar notícia


A má situação de moradia no Brasil impressionou o relator especial das Nações Unidas para Habitação, Miloon Kothari. No país desde o dia 30 de maio, Kothari classificou algumas das áreas de favelas que viu em cidades como Recife e Fortaleza como das piores do mundo. Ele iniciou sua visita por São Paulo, passou por Brasília, Alcântara (Maranhão), Rio e Salvador.

Apesar de reconhecer a “boa vontade” do governo brasileiro em atacar os problemas, o relator apontou um excesso de lentidão em tirar do papel projetos que podem melhorar a situação. “Algumas das condições de moradia no Recife e em Fortaleza estão entre as piores que eu já vi. As pessoas não podem nem mesmo dormir à noite, com água entrando nas casas, ratos e baratas. O que realmente me surpreende é que pessoas vivam nesse estado de negligência do poder público por 10, 20 anos. É inaceitável”, afirmou Kothari.

O local que impressionou tanto o relator chama-se Vila Imperial, em Recife. Fica entre um viaduto e um depósito de lixo e concentra 154 famílias. No local, 50% das pessoas estão desempregadas.

Outros pontos como esse também surpreenderam Kothari, assim como a situação de vilas rurais, quilombos e comunidades indígenas. “É muito perturbadora a condição de insegurança dessas comunidades, que estão perdendo sua identidade e não têm garantia de manutenção de suas terras”, disse.

No caso dos quilombolas, o relator citou a cidade maranhense de Alcântara, onde diversas comunidades remanescentes de quilombos foram deslocadas de suas áreas originais, principalmente para a construção da base militar na região. Segundo Kothari, esses eram grupos auto-suficientes que hoje estão se tornando cada vez mais dependentes de programas de governo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;