Nacional Titulo
Falta de remédio para tratamento contra AVC em Goiás é investigada
28/06/2011 | 09:01
Compartilhar notícia


A falta de medicamentos adequados para tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Sistema Único de Saúde (SUS), em Goiás, é investigada pelo Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO). O procurador regional dos Direitos do Cidadão Ailton Benedito instaurou inquérito civil público, informou hoje o órgão.

O procurador quer apurar a oferta e disponibilidade da medicação. Com a administração correta, o "Alteplase" poderia reduzir em até 30% os riscos de sequelas. Administrado nas quatro primeiras horas após o AVC, o medicamento poderia ser uma chance a mais de uma vida normal para os pacientes. Nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Bahia e Sergipe a medicação já é fornecida, mas o mesmo não ocorre na rede pública de saúde do SUS em Goiás.

O MPF solicitou à Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde informações atualizadas sobre a assistência a pacientes com AVC e sobre a oferta e disponibilidade do "Alteplase" na rede de saúde do SUS em Goiás. O prazo dado foi de 10 dias. O MPF pediu especial atenção a Consulta Pública nº 39 do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas - Trombólise no Acidente Vascular Encefálico Isquêmico Agudo. Também foi acionada, para fornecer informações, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás.

O AVC ocorre muitas vezes de forma súbita. É uma insuficiência cérebro-vascular de origem arterial - espasmo, isquemia, hemorragia ou trombose. O AVC pode provocar lesão celular e alterações nas funções neurológicas. Com isso podem ser alteradas as funções motora, sensitiva, mental, perceptiva e linguagem.

Carolina Spillari




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;