Internacional Titulo
Comandantes sírios e libaneses decidem retirada das tropas da Síria
Da AFP
04/04/2005 | 18:18
Compartilhar notícia


Os comandantes dos exércitos libanês e sírio decidiram nesta segunda-feira, numa reunião conjunta, um plano de retirada total das tropas da Síria instaladas no Líbano, aplicado de 7 a 30 de abril, informou uma fonte militar libanesa.

O comandante-em-chefe do exército libanês, Michel Souleiman, e o chefe do Estado-Maior sírio, Ali Habib, tiveram uma reunião em Ablah, na planície libanesa da Bekaa (Leste), na qual finalizaram um completo plano de retirada militar síria, de acordo com a fonte.

"A comissão militar mista decidiu iniciar no dia sete de abril a operação de retorno total das tropas sírias estacionadas no Líbano, que será finalizada na tarde de 30 de abril", destacaram os dois comandos militares.

A adoção desse plano ocorre no dia seguinte ao anúncio, em Damasco, de um acordo entre a Síria e a ONU (Organização das Nações Unidas) sobre a retirada de todas as tropas sírias mobilizadas no Líbano desde 1976, até o fim deste mês.

O enviado especial da ONU, Terje Roei-Larsen, declarou no domingo que o chanceler sírio Faruk al-Chareh havia informado que "a retirada total e completa do Líbano das forças armadas e (os serviços) de informação sírios ocorreriam até 30 de abril". Antes da reunião da comissão mista, o Exército sírio continuava nesta segunda-feira o deslocamento de suas tropas até o vale oriental de Bekaa, limítrofe com a Síria.

O presidente sírio, Bachar al Asad, cedendo às pressões internacionais após o assassinato do dia 14 de fevereiro do ex-primeiro-ministro libanês Rafic Hariri, anunciou no dia cinco de março sua decisão de retirar suas tropas em duas fases.

A primeira fase foi concluída no dia 17 de março com o deslocamento de oito mil homens no norte do Líbano e na montanha que margeia Beirute.

Entre quatro e cinco mil soldados já estão de volta à Síria, enquanto o restante se manteve posicionado no vale de Bekaa. Após o último movimento de retirada, o número de soldados sírios que permanecem estacionados no Líbano é estimado em oito mil homens.

Elogios americanos - O presidente americano George W. Bush saudou nesta segunda-feira o compromisso da Síria de retirar em menos de quatro semanas suas tropas do Líbano e enfatizou que a retirada deve incluir também todas as forças de segurança.

"Aprecio o fato de que a Síria tenha expressado sua intenção de se retirar totalmente do país", disse Bush na Casa Branca, durante coletiva conjunta com o presidente ucraniano Viktor Yushchenko.

"Isso não só deve implicar as tropas, como também as forças de segurança, segundo o que entendo. Quando eles dizem 'vamos nos retirar do país', esperamos que seja retirar todas as tropas e forças de segurança", enfatizou Bush.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;