Internacional Titulo
Chegada de caminhões motiva parentes de mineiros
Willian Novaes
Enviado especial ao Chile
11/09/2010 | 07:48
Compartilhar notícia


O humor dos familiares dos 33 mineiros presos na mina de São José, no Chile, está como vento, muda rapidamente. Durante o dia de ontem, o sopro foi de felicidade no acampamento Esperança, espantando a angústia do dia anterior quando foram informados que a máquina T 130 - que alcançou em poucos dias 268 metros - quebrou e retornaria a funcionar em 48 horas.

Eles estavam felizes devido à chegada de 17 caminhões, com as peças da perfuradora petrolífera canadense que poderá acelerar a saída dos 32 chilenos e um boliviano, em mais de dois meses.

Os veículos começaram a entrar na mina pela manhã e apenas no começo da tarde parou de chegar os veículos carregados de peças nas caçambas. A cada nova carreta que surgia os semblantes dos familiares mudavam de forma positiva e uma salva de palmas e gritos de incentivo foram dados. "Essa máquina nos traz mais esperança e um alívio. Agora é como armar uma mesa", disse o entusiasmado Reinaldo Gomes, 66 anos, irmão de Mario Gomes, 63, que faz o papel de líder espiritual dos soterrados.

Segundo informações do governo chileno, a previsão é que a máquina seja montada até o dia 20. A sua capacidade de perfuração ainda é uma incógnita, mas em alto-mar chega a 100 metros por dia. Especialistas acreditam que ela possa alcançar entre 20 e 40 metros diários. "Chegou o equipamento que vai resolver tudo", conta Marta Messias Pacheco, 56, que aguarda em uma barraca com cozinha e decorada com balões e bandeiras chilenas, o retorno do sobrinho.

A expectativa é que até segunda-feira todas as peças tenham chegado no local em que o equipamento da empresa Precision Drilling será montado, pondo em prática o terceiro plano de resgate. A perfuradora terá 45 metros de altura e técnicos canadenses já estão trabalhando nos ajustes para a montagem.

Para o apresentador de televisão Mario Kreutzberger, mais conhecido como Dom Francisco, que ontem visitou o acampamento, esse episódio triste na história do Chile terá um final feliz. "Para mim é muito emocionante tudo o que está ocorrendo, pois há vida em risco e para as famílias é muito difícil, mas esperança, fé, alegria, temor e angústia estão todas juntas. Não é fácil viver sabendo que há 700 metros de terra acima deles."

A máquina Strada 950 do plano A de resgate, única em funcionamento, alcançou 195 metros, na tarde de ontem. A previsão do responsável pela equipe de resgate André Sougarret é que a perfuradora T 130, a do plano B, volte a funcionar hoje. Essa já aumentou a espessura de 268 metros de um duto de 630 que já existia.

No fim do dia, familiares andavam pelo acampamento e todos exibiam sorrisos e, sempre que possível, usavam a expressão "Fuerza Mineros" e riam em rodas de conversa e até quando preparavam os jantares.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;