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Resultado de concorrência demora, diz Anatel
Do Diário do Grande ABC
15/01/2000 | 14:57
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O consumidor só verá o resultado da concorrência nas telecomunicaçoes no final do primeiro semestre deste ano, na avaliaçao da própria Agência Nacional de Telecomunicaçoes (Anatel) e do Ministério das Telecomunicaçoes. Eles acreditam que, a partir do início da operaçao das empresas espelho, se inicia no Brasil uma guerra de tarifas e serviços diferenciados.

Os preços, porém, nao devem cair imediatamente, ou seja, nos primeiros meses da competiçao, e a oferta de várias opçoes de serviços ainda vai depender da reaçao do mercado diante de concorrência. "Os preços devem ser gradativamente reduzidos", afirmou o conselheiro da Anatel, Antonio Carlos Valente. Ele acredita que até junho as empresas de telecomunicaçoes já deverao estar disputando os clientes por meio de tarifas e serviços atraentes.

Uma das principais diferenças entre as empresas-espelho e as concessionárias que já atuam no mercado é que as primeiras nao precisarao submeter sua política de preços à Anatel. O valor cobrado pelos serviços das empresas-espelho é totalmente liberado. A agência continuará controlando as tarifas das concessionárias e com isso espera manter um parâmetro de preço para os consumidores e operadores.

As empresas-espelho também estao liberadas das obrigaçoes de atender as metas do plano de universalizaçao das telecomunicaçoes. As empresas apenas se comprometeram a atender um determinado número de municípios com uma quantidade pré-estabelecida de telefones. A Vésper Sao Paulo, por exemplo, pode decidir instalar sua rede apenas na regiao da Avenida Paulista, deixando outras regioes da cidade para a outra concessionária.

Nos primeiros meses deste ano as empresas-espelho estarao se adaptando às demandas do mercado e à concorrência plena no setor na avaliaçao do Ministério. "As empresas ainda nao vao querer atrair uma grande demanda de clientes, para se ajustarem tecnicamente", afirmou o ministro das Comunicaçoes, Pimenta da Veiga.

A queda nas tarifas, porém, é considerada algo certo.

"A grande arma que elas (as companhias) dispoem é o preço menor", disse o ministro. A Anatel também acredita ser possível a ocorrência de problemas nos primeiros 30 dias de operaçao das novas empresas de telecomunicaçoes. "Podem ocorrer, por exemplo congestionamentos no acesso aos centros de atendimento destas empresas", admitiu Valente.

Ele acredita que nas grandes cidades, como Rio de Janeiro e Sao Paulo, vários usuários podem recorrer às empresas, para sanar dúvidas e obter informaçoes, o que tende a congestionar a rede.

"Se existirem falhas no início do processo, deve-se ter a consciência da dimensao que é montar uma rede de telecomunicaçoes tao grande em tao pouco tempo", afirmou o conselheiro da Anatel. Se a agência compreende que o início das operaçoes das espelho pode apresentar problemas, ela nao vai abrir mao de exigir o cumprimento do Plano de Metas de Qualidade. "Neste ponto as obrigaçoes sao as mesmas das concessionárias atuais", disse Valente.

Exigências - De acordo com as metas de qualidade, instituídas pela agência em junho de 1998, as empresas sao obrigadas a cumprir parâmetros de qualidade ao longo dos anos. Em 31 de dezembro de 2001, por exemplo, as empresas deverao estar tecnicamente aptas a fazer com que pelo menos 65% das chamadas no momento de pico sejam completadas. Neste prazo, o congestionamento das chamadas nao pode prejudicar mais de 5% das tentativas de ligaçao.

A Anatel exige ainda que em dezembro de 2001 existam no máximo 2,5 pedidos de reparo de telefone para cada 100 acessos instalados. E, em 96% dos casos o atendimento para reparo deverá ocorrer em até 8 horas. A obtençao do sinal de discar poderá demorar no máximo 3 segundos em 98% dos casos.

A agência vai fiscalizar se as empresas estao com a rede preparada para atender à demanda com que se comprometeram. Poderao ser feitas auditorias ou vistorias técnicas para checar o padrao de qualidade.

A instalaçao dos equipamentos das empresas-espelho de telecomunicaçoes é relativamente simples, pois utilizará prioritariamente e com exclusividade por enquanto a tecnologia Wireless Local Loop (WLL), o chamado celular fixo. Assim, a espelho nao precisará construir uma nova rede de cabos para instalar seus telefones, o que fará com que a instalaçao seja mais rápida. Para acessar a Intelig bastará o usuário discar o código da empresa, quando fizer um interurbano.




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