Economia Titulo Paralisação
Greve dos bancos chega ao 9º dia útil com 96% das agências fechadas

Sem avanços na negociação, paralisação segue na 2ª; saiba como proceder

Paula Oliveira
Especial para o Diário
17/09/2016 | 07:26
Compartilhar notícia
Divulgação


A greve dos bancários, que teve início no dia 6, permanece em todo o território nacional, inclusive no Grande ABC. Ontem, nono dia útil de paralisação, 96% das agências bancárias da região (385) estavam fechadas, e 99% dos trabalhadores estavam com os braços cruzados (6.530).

Na quinta-feira aconteceu rodada de negociações com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) mas, novamente, não houve avanços. “Os bancos não atenderam as reivindicações e o movimento continua forte também em toda região. Estamos perto de atingir 100% das agências bancárias. A greve deve continuar até que as negociações cheguem próximo das propostas feitas por nós”, explica o presidente do Sindicato dos Bancários do ABC, Belmiro Moreira. A categoria pede aumento de 14,78%, enquanto a Fenaban oferece 7% mais abono de R$ 3.330.

Enquanto isso, clientes são obrigados a buscar opções para utilizar os serviços dos bancos e fazer movimentação bancária, depósito, pagamento e desbloqueio de cartões.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) esclarece que há uma série de canais alternativos, como caixas eletrônicos, internet banking, aplicativo de celular, operações por telefone e correspondentes bancários, como casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e estabelecimentos comerciais credenciados.

Conforme a Febraban, nos caixas eletrônicos existe a possibilidade de agendar e pagar contas, fazer saques, emitir folhas avulsas de cheque, fazer depósito, consultar saldo e retirar extrato, além de fazer transferências e saques de benefícios sociais. Ainda, bloquear e desbloquear cartões, fazer empréstimo pessoal – mesmo que a taxas maiores –, resgatar investimento e solicitar débito automático.

Nos correspondentes, é possível fazer algumas operações, como pagar boleto bancário e fatura de concessionárias de serviços públicos, sacar dinheiro e benefícios sociais, fazer depósito em conta-corrente ou poupança e consultar saldos e extratos. Ainda, entregar proposta de cartão de crédito, cheque especial e empréstimo por consignação para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Pela internet banking dá para consultar saldo, extrato, lançamentos futuros, investimentos, conta poupança, aplicações e transações. Além disso, fazer pagamentos, agendar boleto bancário e outras faturas, realizar transferências, solicitar desbloqueio de talão de cheques e consultar ou cancelar débito automático e empréstimos.

Por ligação telefônica, o cliente pode tirar dúvida sobre serviços e operações, consultar saldo e extrato, realizar transferência, pagamento de contas e tributos, fazer aplicações e resgate de investimentos e fazer pedido de talão de cheques.

CASO DE POLÍCIA - O sindicato informou que o Banco Bradesco poderá recorrer à polícia contra a greve. A entidade recebeu denúncia dos funcionários da agência da Rua Bernardino de Campos, no Centro, de que o banco irá recorrer à força policial para a abertura das agências, fechadas pela paralisação da categoria.

Em relação a esse episódio, o Bradesco disse que não iria se posicionar, e a Fenaban informou que não comenta sobre o fato por se tratar de questão pontual. Disse, entretanto, que de modo geral os bancos se esforçam para atender a sociedade, mas que respeitam o sindicato.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;