Economia Titulo Crise
Keiper demite 724 operários; pelo menos 300 estão em Mauá
Paula Oliveira
Especial para o Diário
10/09/2016 | 07:20
Compartilhar notícia


A Keiper Metalls do Brasil, que fabricava e estampava bancos para a Volkswagen, anunciou ontem que, até o momento, já foram demitidos 724 trabalhadores da empresa, que possui fábricas em Mauá e Araçariguama, no Interior. Esse processo teve início no dia 2 e a previsão é a de que continue até o fim do mês, quando o número poderá subir para 900 demissões.

A Keiper não especificou quantos cortes ocorreram em Mauá, mas o Diário apurou que são pelo menos 300. “As pessoas que foram desligadas ainda aguardam o pagamento das verbas rescisórias. A empresa tem até amanhã (hoje) para pagar. Se isso não ocorrer, iremos novamente reunir os trabalhadores e fazer algum movimento”, explica o diretor administrativo e financeiro do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, Adilson Torres, o Sapão.

A Keiper anunciou que lamenta o rompimento de contrato com a Volks, que garantia 85% de seu faturamento, e afirmou que o setor automotivo na região necessita de mais estímulos para recuperar as vendas, em queda em todo o Brasil.

Na segunda-feira, às 14h, será feita audiência na Justiça do Trabalho de Mauá, onde foram convocados os líderes de ambas empresas para discutir sobre os detalhes de indenizações e venda do estoque de bancos. “São cerca de 100 bancos e a Volks afirmou que está interessada na compra, porém a Keiper quer triplicar o valor dos materiais e a montadora não aceita essa negociação”, diz Sapão.

A fabricante teve o contrato rescindido após diversas paradas na entrega do produto, na tentativa de negociar reajuste. A Volks conseguiu amparo da Justiça e retirou seu ferramental.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;