Internacional Titulo
UE envia representante à Macedônia
Do Diário OnLine
28/06/2001 | 12:58
Compartilhar notícia


O ex-ministro de Defesa da França François Leotard foi enviado pela União Européia (UE) à Macedônia nesta quinta-feira para dar início a um processo de paz e evitar uma nova guerra civil na região dos Bálcãs.

Leotard enfatizou que a UE deve fazer negociações apenas com os líderes políticos da minoria albanesa e não com os guerrilheiros.

Segundo o porta-voz do Exército macedônio, Blagoja Markovski, rebeldes atacaram tropas em dois vilarejos de Kumanovo e o Exército respondeu ao ataque.

O comandante do Exército da Libertação Nacional (ELN) afirmou que, caso tropas macedônias façam ataques terrestres, o ELN possui dois batalhões em Skopje, capital da Macedônia, que responderão a altura.

Os albaneses exigem participação internacional mais ativa para dar início a um processo de paz. Já os macedônios não querem que seus adversários sejam favorecidos.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) pretende ajudar a Macedônia a desarmar os rebeldes, mas afirmou que só tomará alguma iniciativa depois que o acordo de paz for iniciado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;