Política Titulo
Siraque sinaliza desistência
da disputa interna do PT
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
05/08/2011 | 07:21
Compartilhar notícia


Após jantar com o deputado estadual Carlos Grana (PT) na quarta-feira, o ex-parlamentar Vanderlei Siraque (PT), primeiro suplente da legenda na Câmara Federal, definiu que vai desistir da disputa para ser o candidato petista à Prefeitura de Santo André em 2012. Nos bastidores, ventila-se que a saída de cena é certa e essa decisão ele já confidenciou aos mais próximos. Porém, vai aguardar alguns dias para o anúncio, que pode acontecer dia 1º, data do próximo encontro partidário.

Entre os ajustes concretizados para a desistência estaria o ingresso de Siraque no Congresso. Ele, que hoje atua na Central Única dos Trabalhadores estadual, seria içado à cadeira em Brasília em qualquer movimentação em ministérios que se relaciona ao PT de São Paulo ou coligados. Fora isso, em 2013, existe forte chance de assumir a vaga, já que alguns deputados serão candidatos a prefeito no ano que vem com grande chance de êxito, como João Paulo Cunha, em Osasco, e Carlinhos Almeida, em São José dos Campos.

Siraque não confirmou a informação de que está fora do páreo, mas garantiu que não haverá prévias internas, tendo em vista que os envolvidos vão entrar em consenso até setembro. "Vamos manter diálogo e buscar acordo sem deixar feridas. A conversa foi muito boa com o Grana e tiramos qualquer divergência ou equívoco", despistou Siraque. "Encontraremos critério para chegar a denominador comum dentro do prazo estabelecido pelo PT." Os dois postulantes ao posto saíram da reunião otimistas no sentido de deixar o processo unificados.

Sobre a desistência em si, Siraque falou, de forma sucinta, que terá de ouvir ainda seus conselheiros políticos. "Não sentei para dialogar com as pessoas da minha confiança. O que posso dizer é que há vontade de entrar em consenso. No encontro, teve reconhecimento de valores mútuos e de que vamos somar esforços para retomar Prefeitura", classificou ele, acrescentando que o prefeito Aidan Ravin (PTB) não aparece bem avaliado em pesquisas de intenção de voto.

Atualmente, o que se comenta entre os petistas é que o quadro está amplamente favorável pró-Grana na disputa interna: 70% contra 30% para o lado do deputado. O grande baque para Siraque teria sido a desistência e o consequente apoio oficial do ex-prefeito João Avamileno a Grana. Em 2007, o ex-chefe do Executivo endossou a candidatura ao Paço de Siraque, que saiu derrotado na eleição do ano seguinte para o então vereador Aidan.

Outra adesão significativa a favor de Grana se deu pela bancada do PT na Câmara, composta por seis vereadores. Para os parlamentares, o ex-sindicalista é o quadro mais viável: agrega internamente e atrai partidos na aliança. A ex-vice-prefeita Ivete Garcia também se coloca, até agora informalmente, ao lado de Grana.

O favorito disse que o quadro político da cidade está sendo avaliado para encontrar melhor estratégia. "Vamos buscar o caminho mais viável, pois não é projeto pessoal, temos maturidade. Está afunilando o número de pré-candidatos. Antes havia vários nomes, agora só dois. Dá para adiantar que prévia está bem distante", disse Grana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;