Política Titulo
Lula e Sarkozy assistem ao desfile de 7 de Setembro
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
07/09/2009 | 08:39
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assiste ao desfile de 7 de Setembro, que ocorre na manhã desta segunda-feira na Esplanada dos Ministérios, acompanhado do presidente da França, Nicolas Sarkozy, convidado de honra, dentro das comemorações do Ano da França no Brasil.

De acordo com a estimativa dos organizadores do evento, 45 mil pessoas acompanham a celebração. Além de Lula e Sarkozy, estão presentes os ministros Celso Amorim (Relações Exteriores), Nelson Jobim (Defesa), o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, e o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM).

Cerimônia - Após chegar no Rolls Royce presidencial, junto de sua mulher Marisa Letícia, Lula autorizou o comandante militar do Planalto, general Américo Salvador de Oliveira, a iniciar a parada cívico-militar. As apresentações comemorativas contam com a participação de 3,6 mil pessoas.

Na abertura do desfile, a Esquadrilha da Fumaça tingiu o céu com as cores da bandeira brasileira. Após a passagem do Fogo Simbólico, desfilaram ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, com veteranos que integraram a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária e o 1º Grupo de Aviação de Caças, além de ex- integrantes da Força de Paz da ONU (Organização das Nações Unidas).

Alunos do Colégio Militar de Brasília foram encarregados de conduzir as bandeiras dos estados brasileiros, do Distrito Federal e, em destaque, as do Brasil e da França. A execução dos hinos Nacional e da Independência ficou a cargo da banda do 1º Regimento de Cavalaria de Guarda dos Dragões da Independência.

Uma ala de atletas brasileiros, com delegações de vários esportes, também desfilou, seguida por grupos folclóricos, como o Bumba-Meu-Boi, bonecos gigantes de Olinda, integrantes de grupos de capoeira e da Banda Batalá, de Brasília, formada só por mulheres.

Por ser o Ano da França no Brasil desfilam, entre os militares brasileiros, a banda da Marinha francesa, o 1º Regimento da Guarda Republicana da França e uma tropa da Legião Estrangeira.

Foram instalados pelo Exército e pelo governo do Distrito Federal 15 postos de saúde ao longo do trecho onde ocorrerá o desfile. De acordo com o capitão do Exército Fábio de Blasi, a equipe de saúde está preparada para atender qualquer eventualidade, incluindo casos suspeitos de influenza A (H1N1) - gripe suína.

Acordo - Sarkozy desembarcou no Brasil na noite de domingo, quando participou de um jantar privado com o Lula. A visita tem razões comerciais, além do desfile comemorativo ao 7 de setembro. Os presidentes francês e brasileiro assinarão um acordo militar que prevê a compra de submarinos e helicópteros num total de 8,5 bilhões de euros.

Segundo programa inicial, a visita também deveria coincidir com a atribuição de uma disputada licitação para a compra de 36 aviões caça, na qual o modelo Rafale da francesa Dassault é favorito em relação ao Gripen da sueca Saab e do F/A18 Super Hornet da americana Boeing.

Como o calendário fixado pelo governo brasileiro foi ampliado até outubro, é improvável que o resultado da licitação seja anunciado durante a passagem de Sarkozy pelo país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;