Nacional Titulo
Falta de chuva pode causar racionamento de água no Sudeste
Do Diário OnLine
24/10/2002 | 20:39
Compartilhar notícia


A falta de chuvas nas regiões Sudeste e Nordeste já pode causar alguns transtornos à população. De acordo com o ministro do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, as reservas de água estão secando, e no prazo de duas semanas, poderá ser instalado o sistema de racionamento.

Em São Paulo, 27 municípios estão em estado de alerta. Caso não chova nos próximos dias, as cidades de Campinas, Osasco, Paulínia, Caraguatatuba, Bragança Paulista e Barueri poderão entrar no rodízio.

Em Minas Gerais, a situação é um pouco mais grave. Cinco rios que abastecem a cidade de Uberaba estão secos. Se continuar neste ritmo, o governo será obrigado a cortar o fornecimento de água para a agricultura, e priorizar o fornecimento para a população.

No Rio de Janeiro o rio Paraibuna está com apenas 20% da sua capacidade. Ele é responsável pelo abastecimento de 13 milhões de habitantes na capital fluminense.

Energia - Mesmo com a política de racionamento prestes a ser adotada pelo governo federal, o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, Jerson Kelman, descartou a possibilidade de racionamento de energia elétrica.

Apesar da segurança, ele acredita que a população brasileira precisa economizar a utilização dos recursos naturais, principalmente a água. Ele acredita que, por motivos de encanamentos em péssimos estados e as ligações clandestinas, o desperdício de água tratada pode chegar a 50% em todo o Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;