Internacional Titulo
Uruguai suspende pedido de captura de militar refugiado no Brasil
Da AFP
12/02/2005 | 17:14
Compartilhar notícia


A Justiça uruguaia suspendeu neste sábado o pedido de captura internacional contra o militar da reserva Manuel Cordero, que mora atualmente no Brasil.

O juiz Juan Carlos Fernández anulou a ordem de captura internacional preventiva visando a extradição de Cordero, expedida pelo juiz Pedro Hackenbuch, enquanto analisa se os tratados com o Brasil prevêem a extradição por crime de desacato. Geralmente, os tratados de extradição só são aplicados a crimes mais graves.

Cordero, que mora em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, onde é casado com uma brasileira, atuou no aparelho estatal de repressão durante o regime militar uruguaio, segundo grupos de direitos humanos e familiares de desaparecidos.

O militar já não pode ser julgado por estes crimes porque o Uruguai decretou em 1987 uma anistia geral para os envolvidos na guerra suja.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;