Internacional Titulo
Queda de helicóptero no Afeganistão mata 17 soldados espanhóis
Da AFP
16/08/2005 | 12:06
Compartilhar notícia


Dezessete militares espanhóis morreram na queda de um helicóptero no Afeganistão, perto da cidade de Herat. Não houve sobreviventes, informou a RNE (Rádio Nacional de Espanha) , que citou o ministério da Defesa espanhol.

O ministro espanhol da Defensa, José Bono, afirmou que não se descarta a possibilidade da queda ter sido provocada por um "ataque externo".

Em Cabul, fontes afegãs e ocidentais concordaram que se tratava de um acidente devido à colisão de dois helicópteros da Isaf (Força Internacional de Assistência à Segurança) e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) durante exercícios.

"Dezessete militares espanhóis que viajavam a bordo de um helicóptero Cougar das Forças Armadas espanholas morreram hoje no Afeganistão", informa um breve comunicado do ministério de Defesa espanhol. A nota explica que o choque aconteceu às 11h01 locais, ao sul de Herat.

Outros cinco militares espanhóis ficaram feridos quando um segundo helicóptero, que acompanhava o primeiro em sua missão, executou um pouso forçado.

Doze, dos 17 militares, pertenciam à Brilat (Brigada Ligeira Aerotransportável) com base em Figueirido (Galícia, noroeste).

O presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, interrompeu as férias nas Ilhas Canárias (sudoeste) para voltar a Madri e se reunir com o ministro da Defesa.

Um total de 850 militares espanhóis atuam no Afeganistão, como parte da ISAF (Força Internacional de Assistência para a Segurança) sob mandato das Nações Unidas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;