Política Titulo Ingerência
Intervenção de Nilza causa racha na campanha de Tarcisio Secoli
Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
09/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Anderson Silva/DGABC:


A campanha do PT à Prefeitura de São Bernardo, liderada pelo ex-secretário de Coordenação Governamental e Serviços Urbanos Tarcisio Secoli, entrou em crise na coordenação do projeto político após a primeira-dama e secretária de Orçamento e Planejamento Participativo, Nilza de Oliveira (PT), determinar a assessores de vereadores que a prioridade é o auxílio a Tarcisio, em detrimento às candidaturas ao Legislativo.

A exigência da primeira-dama foi feita durante reunião com equipe na segunda-feira sem ao menos apresentar os detalhes que levaram ao pedido. Todo o episódio teve repercussão negativa no petismo. Entre os reclamantes estão nomes conhecidos da política da cidade e até mesmo vereadores com mandato.

De acordo com apuração do Diário, o clima entre os correligionários e aliados já estava bem desgastado. Nem mesmo a presença integral desde o dia 1º do prefeito Luiz Marinho (PT) teria amenizado a insatisfação. Entre as reclamações estão falta de diálogo para discursos nas ruas, suporte no pedido de candidatos a vereador sobre envio de itens de campanhas e exclusão nas reuniões estratégicas.

Efetivamente, Nilza não foi nomeada a cargo de coordenação na campanha, porém, tem participado ativamente de debates em torno de ações de rua para o prefeiturável petista.

Na reunião de segunda-feira, com a presença de outros coordenadores e assessores, a primeira-dama impôs a condição de remanejamento de esforços em torno de Tarcisio, pedindo aprovação imediata dos apoiadores. Um dos integrantes que participaram da reunião detalhou que a ordem passada pela primeira-dama é a de que “assessores deixem agenda de candidatos a vereador e fiquem apenas na majoritária”.

O reflexo do bate-cabeça na coordenação é que muitos candidatos a vereador, tanto do PT quanto de partidos aliados, não têm pedido para fazer agendas em conjunto com Tarcisio e alguns têm, inclusive, tirado a imagem do petista em materiais publicitários em suas páginas no Facebook e até mesmo nos tradicionais santinhos de propaganda.

O Diário procurou a assessoria da campanha de Tarcisio, abrindo espaço para esclarecimentos. De forma resumida, o setor de comunicação do projeto eleitoral disse que as informações relatadas “não procedem”.

PROBLEMAS
A crise na coordenação de campanha já era esperada quando Nilza decidiu tomar as rédeas da empreitada de Tarcisio. Isso porque a primeira-dama colecionou desafetos durante a gestão do marido. Não foram raras as vezes em que Marinho teve de colocar panos quentes em discussões provocadas pela mulher. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;