Política Titulo
Procuradoria opina sobre cassação de Ramon Ramos
Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
09/03/2010 | 07:14
Compartilhar notícia


O vereador de São Bernardo Ramon Ramos (DEM) deverá se desligar oficialmente da Câmara hoje. O democrata teve o seu mandato cassado pela Justiça Eleitoral por ter sido julgado e condenado por porte ilegal de arma em 2006 - cumpre pena prestando serviços comunitários até maio.

O pedido de cassação enviado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) ao presidente da Câmara, Otávio Manente (PPS), foi encaminhado à Procuradoria do Legislativo, que hoje enviará parecer sobre o caso ao popular-socialista. Manente aguarda a posição do órgão para determinar a cassação do colega.

A saída de Ramon Ramos do Legislativo desagrada o presidente da Câmara, que tenta ganhar tempo para definir a situação. O democrata compõe a mesa diretora (é o 2º secretário) e é amigo de Manente, com quem forma o bloco de centro da Casa - Marcelo Lima (PPS) e Estevão Camolesi (PTdoB) completam o grupo.

"Ele entrará com mandado de segurança. É como o caso do Gilberto Kassab", revelou Manente, ao comparar a situação do companheiro à do prefeito de São Paulo, que teve o mandato cassado pela Justiça, mas permanece no cargo até julgamento de recurso. O presidente da Câmara ainda criticou a posição do TRE pela morosidade com que o caso foi tratado. "Deixaram o Ramon até diplomar", lembrou.

Ontem pela manhã, o prefeito Luiz Marinho (PT) não quis comentar o assunto. Após reunião com os demais prefeitos da região no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, o chefe do Executivo esquivou-se. "Não sou juiz, nem o presidente da Câmara", argumentou. "Não há nada a declarar."

Ramon Ramos compareceu à entrevista coletiva concedida por Manente sobre a suspensão da TV Câmara. O parlamentar, no entanto, deixou a sala da presidência sem comentar o caso, apesar da insistência dos jornalistas.

Substituto - Com a iminente saída de Ramos quem assume cadeira na Câmara é o diretor do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Mauro Miaguti (DEM), mais ligado ao governo Marinho que o colega de partido.

Manente, no entanto, garante que ainda não foi procurado pelo primeiro suplente da coligação São Bernardo Morando Melhor, que reuniu PSDC e DEM nas eleições de 2008 - Miaguti recebeu 1.899 votos, contra 3.594 de Ramon Ramos. "Aqui na presidência ele ainda não veio, mas pode ter ido ao gabinete dos vereadores", sugeriu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;