Economia Titulo
Petrobras assina acordo de cooperação com companhia da Noruega
Da AFP
14/09/2007 | 10:21
Compartilhar notícia


A companhia de petróleo norueguesa Statoil e a Petrobras assinaram nesta sexta-feira em Oslo um acordo de cooperação para a prospecção e a produção de hidrocarbonetos e biocombustíveis, anunciou a Statoil em um comunicado.

Assinado durante a visita de Estado do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva à Noruega, o acordo prevê que ambas as companhias estudem a possível exploração de jazidas petrolíferas e de gás natural no Brasil e em outros países.

A Statoil indica que a cooperação com a Petrobras permitirá à companhia norueguesa explorar a possibilidade de produzir bioetanol (combustível de origem agrícola), desenvolver novas tecnologias e participar na definição de padrões de certificação.

O Brasil é um dos principais produtores de biocombustíveis do mundo, enquanto que a Noruega é o quinto exportador mundial de petróleo e terceiro de gás natural.

A Statoil e a Petrobras, ambas líderes do mercado energético em seus respectivos países, já têm um acordo de cooperação no campo dos hidrocarbonetos, com projetos em Brasil, Angola, Nigéria e no Golfo do México, lembra a Statoil.

Desde 2003 as duas companhias trabalham juntas graças a um convênio que estabelece o compartilhamento de tecnologias em operações de escavação e exploração submarinas.

O acordo desta sexta-feira foi assinado pelos diretores gerais de ambos os grupos, Helge Lund pela Statoil e José Sérgio Gabrielli de Azevedo pela Petrobras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;