Internacional Titulo
Papas fazem 989 beatificaçoes em 22 anos de pontificado
Do Diário do Grande ABC
31/08/2000 | 10:07
Compartilhar notícia


Ao proclamar beatos no próximo domingo os papas Joao XXIII e Pio IX, além dos religiosos Guillaume Chaminade e Columba Marmion, Joao Paulo II totalizarao 989 beatificaçoes em cerca de 22 anos de pontificado. Com isso, ele terá beatificado mais que todos os seus antecessores juntos, em quatro séculos.

Em 120 cerimônias organizadas no Vaticano ou em outros locais, Joao Paulo II superou sozinho a quantidade de beatificaçoes decididas por seus 33 antecessores desde 1594, ano da fundaçao da Congregaçao para as causas dos santos, que nos corredores do próprio Vaticano é apelidada de ``fábrica de santos',

Em quatro séculos, os sucessivos papas incluíram 808 beatos no calendário católico, que oferece ao todo 1.797 à adoraçao dos fiéis. Por sua vez, o número de santos canonizados desde 1594 é de 592. Exatamente a metade deles (296) foi canonizada por Joao Paulo II.

Antes de 1594, os beatos e os santos eram proclamados ``vox populi' (por aclamaçao popular) ou porque eram alvo de culto ``immemorabili' (desde tempos imemoriais).

Como resultado disso, foram santificadas personagens inexistentes, inclusive na opiniao da Igreja Católica, a ponto de, sob o pontificado de Paulo VI, ter sido feita uma verdadeira limpeza na relaçao dos santos.

Entre muitos outros, os encarregados da operaçao ``claridade-santidade' tiraram do calendário Santa Filomena, que nunca existiu, e Sao Jorge, o santo do dragao, de duvidosa existência, só se salvou da limpeza por ser o padroeiro da Gra-Bretanha. No entanto, perdeu importância, ficando apenas no calendário local.

Atualmente, na ``fábrica de santos' estao abertos cerca de 2.000 processos de beatificaçao e de canonizaçao. A reforma do código de direito canônico, adotada em 1983, facilitou o processo que leva à santidade. O caminho a ser percorrido tem agora três etapas: confirmaçao das ``virtudes heróicas' do candidato, beatificaçao e depois canonizaçao. É preciso que seja provado um milagre para a beatificaçao e outro para a canonizaçao, salvo no caso dos mártires.

Geralmente, é o bispo da diocese à qual pertence o ``candidato' que poe em marcha o processo de beatificaçao, mas ele nao deve acontecer antes de cinco anos depois de sua morte. Uma vez realizado o pedido, se coloca em marcha uma investigaçao e sao reunidas testemunhas.

Numa exceçao à regra dos cinco anos, Joao Paulo II autorizou recentemente a abertura do processo de beatificaçao da madre Teresa de Calcutá, que morreu em setembro de 1997.

Depois de iniciada a causa, a investigaçao tem que buscar provas de que o candidato praticava a fé de maneira ``heróica'.

Para certificar a validade dos ``milagres', a Congregaçao para as causas dos santos conta com uma equipe de 70 médicos e especialistas, que têm como trabalho corroborar que a cura tenha sido ``instantânea, total e inexplicável'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;