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Iveco aposta alto nos pesados
André Gomide
Agência Hp Press
04/05/2004 | 20:22
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Depositando boa parte de suas fichas no financiamento pelo BNDES (Finame), a Iveco Latin America iniciou a produção de caminhões pesados no Brasil na sua fábrica de Sete Lagoas (MG). A nova linha demandou investimentos da ordem de 25 milhões de reais e foi especialmente dimensionada para produzir veículos pesados, médios e ônibus com capacidade para até 50 passageiros. A linha de montagem foi construída em menos de um ano, prazo considerado recorde para esse tipo de trabalho.

Ao ampliar suas atividades no Brasil, a montadora passa a desfrutar e oferecer a seus clientes o financiamento do BNDES (Finame) para a sua linha Eurotech a partir deste mês, recurso só disponível para os veículos de produção nacional. O Complexo Industrial Sete Lagoas será o único no mundo a produzir uma gama completa de veículos comerciais da marca, incluindo uma fábrica exclusiva de motores com capacidade de produção de 40 mil unidades/ano.

Inaugurada em 2000, com a linha de comerciais leves, a fábrica de Sete Lagoas comporta agora a montagem do modelo Eurotech, com peso bruto total combinado entre 41 e 74 toneladas. Até outubro deste ano, a Iveco produzirá no Brasil o modelo médio Eurocargo Tector e, em 2005, iniciará a produção de ônibus com motor dianteiro para até 50 passageiros.

Na verdade, a montadora antecipou o funcionamento da linha de pesados em função da crescente demanda por caminhões desta categoria no mercado nacional. Neste ano o Eurotech apresentou o maior crescimento no volume de vendas do segmento de pesados. Com o início da montagem no Brasil, Flavio Ferraris, presidente da Iveco, prevê a comercialização de 1.500 unidades do modelo até o final deste ano, aumentando sua participação de mercado para 8%.

Na nova fábrica serão produzidas 2.000 unidades/ano em um turno, podendo dobrar a capacidade em caso de aumento da demanda, com a entrada de um segundo turno de produção. Construída em uma área de 10 mil metros quadrados, a nova linha possui 200 metros de comprimento com 15 estações de montagem. Serão gerados 200 novos empregos diretos na região.

Para atingir o nível de nacionalização dos pesados, foram desenvolvidos vários novos fornecedores que antes entregavam suas peças para produção na Argentina. Com a nova linha de pesados houve um incremento de 10% no parque de fornecedores de itens nacionalizados como caixa de câmbio, caixa de direção, eixo traseiro, chassi, rodas, pneus, bancos, freios, sistema de injeção, sistemas pneumáticos, tanques de combustível, tanques de ar, eixos de transmissão, componentes elétricos, e outros.

As cabinas continuarão sendo montadas na Argentina, enquanto o motor 13.8 Tdi Euro 2, o mesmo que equipa o Eurotech atualmente, será produzido em Sete Lagoas. Atualmente as únicas peças importadas para produção dos modelos Eurotech são as estampadas e os filtros, provenientes da Itália.

Outro ponto que diferencia a Iveco das outras empresas que atuam no setor de transporte de carga no País está na maneira como comercializa seus produtos. Enquanto a maioria separa as operações entre veículos leves e caminhões pesados, todos os 80 pontos de venda da marca italiana concentram no mesmo endereço a operação de vendas de toda a linha. "Vamos procurar especializar dentro da revenda os profissionais dedicados aos leves e aos pesados", afirma Flávio Ferraris.




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