Turismo Titulo
Carneiro aquece Campo Mourão
Cristie Buchdid
Do Diário do Grande ABC
04/07/2001 | 18:11
Compartilhar notícia


A tradicional receita à base de carneiro, legumes, temperos e frutas é levada a ferro e fogo na 11ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco, que pretende reunir 30 mil pessoas no parque de exposições de Campo Mourão, no Paraná, de sexta até domingo. A 410 km de Curitiba, a capital do Estado, Campo Mourão é uma cidade de 80 mil habitantes que ficou famosa por seu prato típico.

O carneiro é assado em um buraco cavado no chão com 1,5 m de profundidade e 1,05 m de largura. Tão interessante quanto degustar o prato é conferir sua preparação, que requer 12 horas. O carneiro no buraco só será servido no almoço de domingo, mas a receita começa a ser preparada no sábado à meia-noite.

Neste ano, serão inaugurados buracos permanentes revestidos com tijolos sob um pavilhão de 1,6 mil m². Outra novidade serão revoadas de ultraleves no domingo. O evento também será sede de uma etapa do Circuito Cowboy Forever de Rodeio Universitário, no qual estudantes substituem os peões na arena.

Apaixonados por compras vão se deliciar na Feira da Agroindústria Familiar, com artigos caseiros e alimentícios. Exposição de carros antigos, motos e de jipes, leilões de gados e de obras de arte, demonstração de cavalos, oficinas de artes, desfile de moda e gincanas estão no roteiro. A festa também reserva shows musicais, de dança e bailões noturnos.

No fogo – A preparação do carneiro no buraco começa com o Ritual do Fogo, que conta com show pirotécnico. Sob o acompanhamento de uma banda, é colocado fogo nos 120 buracos, no sábado à meia-noite. A lenha queima por seis horas e em seguida são colocados os 120 tachos de ferro com a receita. O prato deve assar por mais 6 horas com o buraco vedado.

Para cada tacho são necessários 25 kg de carne de carneiro de média idade, dez tipos de legumes, oito de temperos e maçãs vermelhas. No total são 3.240 kg de carne e 2,3 mil kg de legumes e frutas para um público esperado de 7 mil pessoas no almoço dominical.

A tradição de assar o carneiro no buraco nasceu na década de 60, inspirada em um filme de faroeste exibido na cidade. Não se tem registro de que filme era, mas a idéia foi adotada pelos moradores. O cozimento em buracos no chão era um costume indígena, para evitar incêndios em florestas.

Serviço – O parque de exposições fica na entrada da cidade (BR 158, Km 2). A entrada é franca e para saborear o carneiro à vontade adultos pagam R$ 10. Crianças entre 8 e 12 anos pagam R$ 5 e as com idade inferior não pagam. Na sexta-feira e no sábado a festa tem início às 19h. No domingo, começa às 9h. Mais informações sobre o evento promovido pela Prefeitura local podem ser obtidas no telefone (0XX44 525-1144), ramais 312 e 393.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;