Política Titulo
TRE-SP remanejará 1,2 mi de eleitores
Clébio Cantares
Do Diário do Grande ABC
28/10/2009 | 07:38
Compartilhar notícia


A Justiça Eleitoral de São Paulo iniciou campanha para remanejar, em todo o Estado, eleitores de seções com mais de 400 inscritos. O objetivo é reduzir as filas e o tempo de espera no dia da eleição, em 2010, já que o processo será mais complexo: o eleitor terá de escolher seis representantes e, no fim, após confirmar o último voto, verá uma tela a mais na urna eletrônica com um quadro-resumo de todos os nomes escolhidos na etapa anterior para conferência antes do encerramento da votação. No total, 1,2 milhão de eleitores passarão pela mudança.

Segundo o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) na Capital, o projeto teve início em agosto, com remanejamento de 219 mil eleitores. No Interior, incluindo o Grande ABC, a transferência de seção atingirá 1,039 milhão de títulos.

Os eleitores inscritos nas escolas discriminadas pelo site do órgão (www.tre-sp.gov.br/remaneja) deverão procurar o cartório que representa a zona eleitoral indicada em seus títulos para escolher o novo local de votação. No próximo ano, outro fator poderá prolongar o tempo diante da urna. Desta vez, o eleitor terá de escolher dois senadores. A ordem dos votos será deputado estadual, deputado federal, dois senadores, governador e presidente da República.

Para realizar a transferência, o cidadão deverá comparecer ao cartório portando título eleitoral e documento de identificação com foto. O prazo para o remanejamento se encerra em 5 de maio de 2010, mas os funcionários dos cartórios indicam que quanto antes o eleitor comparecer, menor será a chance de enfrentar filas. "Até o final deste ano não teremos quase filas. A pessoa chega e rapidamente resolve tudo", explicou Gorete Santos, do Cartório Eleitoral de Ribeirão Pires. A cidade tem casos de transferência de até 628 pessoas a mais em determinadas seções. Oito escolas sofrerão remanejamento.

A chefe do Cartório Eleitoral de Santo André, Silvana Oliveira, explica que o eleitor poderá optar pela mesma escola, considerando a escolha por uma seção mais ‘tranquila'. "Toda seção que tiver mais de 400 eleitores passará por subtrações para evitar as longas filas. No município, dos 138 locais de votação, 52 sofrerão mudanças", ressaltou Oliveira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;