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S.Bernardo investe em turismo

Prefeitura lança site para divulgar atrativos e fomentar atividade no município

Leone Farias
do Diário do Grande ABC
02/03/2012 | 07:00
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Um guia turístico e um site para mostrar os atrativos da cidade: as duas iniciativas foram lançadas ontem pela Prefeitura de São Bernardo, como parte da estratégia da administração municipal para promover essa atividade econômica no município.

O guia, que recebeu investimento de R$ 50 mil e que contou com recursos da iniciativa privada, é um mapa colorido e ilustrado que traz lista com 32 endereços, divididos entre áreas como alimentação, hospedagem, dança, diversão e serviços.

Ao todo, foram confeccionados 85 mil exemplares, que serão distribuídos para empresários do setor, acadêmicos, órgãos públicos, eventos e feiras, e também poderão ser encontrados nos hotéis, parques e restaurantes de São Bernardo e no Centro de Informações Turísticas, localizado na Cidade da Criança.

Por sua vez, o site (www.turismosaobernardo.com.br) foi criado pelo Grupo de Turismo de São Bernardo - que reúne representantes da Prefeitura e cerca de 25 empresários do segmento - a partir de atividades do projeto de gestão e planejamento de destinos turísticos, do Ministério do Turismo e Instituto Marca Brasil.

O portal reúne diversas dicas sobre onde ir, comer, se divertir e se hospedar no município. O internauta poderá também navegar pela galeria de fotos e vídeos, obter informações sobre a cidade e acessar dados sobre eventos e acompanhar novidades referentes ao segmento por meio das redes sociais.

Para reforçar a divulgação do site, o Paço firmou ontem protocolo de intenções de cooperação mútua com a São Paulo Convention & Visitors Bureau, entidade sem fins lucrativos que busca ampliar o volume de negócios e o mercado de consumo na Capital paulista e nos destinos parceiros.

PLACAS - A Prefeitura também está concluindo a implantação de placas de sinalização turística, que envolvem recursos na ordem de R$ 1,1 milhão, dos quais R$ 585 mil do Ministério do Turismo e contrapartida de R$ 515 mil da administração municipal.

São 452 placas para sinalizar 36 pontos turísticos considerados relevantes, de acordo com grau de interesse, abrangência e natureza (cultural, histórica, esportiva, parques e áreas verdes). Entre os endereços que constam da sinalização, destacam-se a Igreja da Matriz, Chácara Silvestre, Cidade da Criança, Parque Estoril, Estádio 1º de Maio, rotas gastronômicas e parques.

CALENDÁRIO - E além do site, do guia e das placas, há outras ações em gestação. A coordenadora do grupo de turismo, Soraia Dias, afirma que os próximos passos serão organizar calendário de eventos, realizar trabalho de melhoria do turismo receptivo e a capacitação de taxistas, por meio de programa disponibilizado pelo Sebrae (Taxista Nota 10) que oferece curso de gestão e de idiomas para esse público.

 

Prefeitura prevê expansão de vagas no setor

 

O secretário de Desenvolvimento de São Bernardo, Jefferson da Conceição, cita que, com os investimentos já realizados nessa área e as novas iniciativas em andamento, a cidade deve ganhar, pelo menos, 5.000 empregos no setor turístico nos próximos dois anos.

As perspectivas são promissoras, afirma o prefeito Luiz Marinho. "Fala-se que o turismo representa 10% do PIB (Produto Interno Bruto) do País e está com viés de alta. Temos muitas possibilidade de levantar investimentos", cita.

Entretanto, Marinho admite que são necessários avanços. Ele diz que pretende melhorar a infraestrutura da região Pós-Balsa e do bairro do Estoril. "Estamos contratando um plano diretor para a pós-balsa", afirma.

Da Conceição cita, por sua vez, que faltam leitos de hotéis. Hoje são cerca de 600. "Precisaríamos do dobro". Ele afirma ainda que há carência de profissionais.

Segundo o secretário, o Senac está estudando montar unidade na cidade, o que ajudaria a ampliar o leque de ofertas de cursos na área. A equipe do Diário procurou a entidade, mas esta mas não retornou o contato até o fechamento desta edição.




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