D+ Titulo Segredo
É crime revelar segredos industriais
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
04/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Não são só informações secretas dos amigos que deixam intrigados. Quem nunca se perguntou qual a fórmula da Coca-Cola e dos lanches do McDonald´s? Geralmente empresas alimentícias e cosméticas mantêm as fórmulas dos produtos guardadas a sete chaves. São os segredos industriais, que fazem parte de políticas de proteção às marcas e patentes (título que assegura ao autor de uma invenção a propriedade e uso exclusivos de seu invento). Cada empresa ou marca tem regras em relação à divulgação de informações por seus funcionários, que podem responder criminalmente caso o segredo vaze.

Por outro lado há quem divulgue tudo. O WikiLeaks é uma organização que posta na internet informações sigilosas de governos e empresas. Criada pelo australiano Julian Assangee em 2006, ganhou a atenção mundial quando mostrou documentos secretos norte-americanos

 

Têndencia natural é desabafar - Já parou para pensar como o organismo reage quando alguém pede para guardar alguma confissão? Segundo especialistas, o cérebro armazena essa informação, como qualquer outra na memória. O problema é que há tendência natural de falar a verdade, então, sentimos a necessidade de contar. O que bloqueia o impulso é o córtex pré-frontal dorsal (parte da frente do órgão). Além disso, guardar segredos é estressante para o cérebro, o que aumenta muito o hormônio do estresse - chamado cortisol - que o prejudica, podendo causar até morte dos neurônios. Consequentemente, para aliviar a tensão, acabamos desabafando com outra pessoa, de preferência, com quem confiamos.

Consultoria dos neurocientistas Silvia Helena Cardoso e Renato Sabbatini, do Instituto Edumed para a Educação em Medicina e Saúde




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;