Internacional Titulo
Novas calcinhas podem identificar período de ovulação
Das Agências
14/02/2001 | 17:31
Compartilhar notícia


Em breve, as calcinhas e os protetores de calcinha poderão advertir as mulheres que desejam engravidar da proximidade do período de ovulação, graças à revolução tecnológica dos tecidos interativos, indica a revista britânica New Scientist.

As mulheres poderão ser avisadas da chegada da sua menstruação com quatro horas de antecedência, através de uma mudança de cor, procedimento semelhante ao dos testes de gravidez.

O grupo americano de produtos de higiene Procter e Gamble, que fabrica absorventes femininos, patenteou suas descobertas nesse campo, precisa a revista em sua edição deste sábado.

O procedimento se baseia na utilização de dois elementos marcadores: uma resina que impregna as calcinhas, ou os protetores de calcinha, e adquire uma coloração azul na presença de traços ínfimos de sangue; e o ácido carmínico, que se torna vermelho na presença de elementos ácidos (pH inferior a 7). Juntos, os marcadores se tornam púrpura quatro horas antes da chegada da menstruação.

A resina é a mesma utilizada nas análises de diagnóstico precoce de câncer de colo, que permite registrar a presença de traços invisíveis de sangue. Para detectar o período de ovulação, o protetor de calcinha virá com uma película de plástico, que cobre uma camada de silicone que reage às mudanças hormonais aumentando levemente de espessura, o que modifica a refração da luz. O resultado é um ponto violeta com fundo dourado, que assinala o período de ovulação.

Segundo a New Scientist, as patentes registradas pela Procter e Gamble reivindicam outras aplicações em potencial, como teste de diagnóstico de gravidez e detecção de substâncias indicadoras de infecções bacterianas (clamídia, etc.), virais (vírus da AIDS) ou micose. A empresa não disse quando os produtos chegarão ao mercado.

As pesquisas sobre os novos tecidos são numerosas. A Nylstar (firma fundada em 1994 por Snia e Rhône-Poulenc) acaba de produzir um fio que controla a proliferação de bactérias na pele, evitando o mau cheiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;