D+ Titulo Segredo
Diário de papel dá lugar às redes sociais
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
04/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Escrever no diário é coisa do passado. Foi esta a afirmação ouvida pelo D+ ao questionar sobre o hábito de escrever segredos no papel. Tâmara Nunes, 16 anos (foto), de Santo André, não deixou o caderno de lado, mas optou por registrar apenas pensamentos. As confissões são divididas no seu Tumblr (rede social e blog ao mesmo tempo). "É forma de desabafar. Mas penso bem no que vou postar, já que muitos acabam lendo", diz a garota.

A atriz Lucy Hale prefere escrever no bloco de notas do celular. "Tenho várias anotações", garante. Para a psicóloga da Unifesp Mara Pusch, especialista em adolescentes, o que mudou não foi o hábito de revelar segredos ou situações, mas sim o local onde é feito. O real está no mundo virtual.

"Existe necessidade em registrar as coisas, seja listar desejos, resoluções ou até escrever coisas íntimas. Ajuda a relembrar fase da vida quando as coisas forem lidas em alguns anos. E tudo isso pode ser feito na internet", afirma Mara.

A psicóloga reforça o cuidado na hora de publicar alguma informação. "As redes sociais são públicas, por isso, tudo o que é postado é como se estivesse em página de jornal. Se quiser contar um segredo, faça pessoalmente."

Também é preciso atenção com as imagens postadas na rede. As atrizes Vanessa Hudgens e Scarlett Johansson tiveram fotos, que a princípio eram confidenciais, divulgadas na internet sem autorização. Imagens nuas de Vanessa caíram na web, assim como dela beijando outra garota. Já com Scarlet, hackers teriam invadido o seu celular, roubado fotos nuas e divulgado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;