Nacional Titulo
PM desocupa fazendas invadidas por sem-terra no PR
Do Diário do Grande ABC
23/12/1999 | 18:03
Compartilhar notícia


A Polícia Militar realizou nesta quinta-feira pela manha mais duas reintegraçoes de posse de fazendas ocupadas na regiao Noroeste do Paraná. Desde meados de novembro, quando os fazendeiros da regiao decidiram promover eles mesmos as reintegraçoes e agiram em duas propriedades, a PM já cumpriu 16 ordens judiciais, incluindo as duas desta quinta. Os despejos desta quinta-feira resultaram na prisao de Joao Batista de Amorim, 41 anos, por desacato.

Segundo a polícia, a primeira reintegraçao aconteceu às 6h10, na Fazenda Victória, de 217,8 hectares, propriedade de Fernando Bittar, no município de Querência do Norte. Em 40 minutos foram retiradas 17 pessoas do local, cinco homens, três mulheres e nove crianças. No acampamento foram encontradas apenas enxadas, foices e facoes. Ainda de acordo com a polícia, Amorim, que coordenava o acampamento, também foi o líder das invasoes nas fazendas Sao Francisco, em Querência do Norte, e Santa Cruz, em Santa Cruz do Monte Castelo.

O boletim da Polícia Militar informa que a reintegraçao de posse da Fazenda Santa Maria, em Terra Rica, foi cumprida às 6h15. Na fazenda, pertencente a José da Silva, havia 30 homens, 12 mulheres e 20 crianças. Nao houve nenhum incidente neste despejo, tendo sido encontradas apenas facas, facoes, foices, machados e espetos. A direçao do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) na regiao Noroeste nao se pronunciou sobre as desocupaçoes. Na cooperativa da entidade, a informaçao era que somente a advogada poderia falar sobre o caso, mas ela estaria no fórum.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;