Economia Titulo
Bovespa fecha em alta de 4,88%
Do Diário OnLine
12/03/2004 | 20:00
Compartilhar notícia


Após três quedas consecutivas, a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) fechou o pregão desta sexta-feira em alta de 4,88%, com o seu principal índice, o Ibovespa, aos 21.775 pontos — maior valorização registrada desde outubro de 2002, quando o índice subiu 5,45%. Apesar do resultado positivo, a bolsa paulista encerrou a semana com uma queda acumulada de 4,7%. Já no ano, a Bovespa acumula queda de 2%.

O dia foi de recuperação no mercado de ações. As bolsas internacionais registraram elevação, um dia após a série de ataques que aconteceu contra trens em Madri, na Espanha, deixando pelo menos 199 mortos e 1463 feridos. Seguindo a tendência mundial, e os resultados positivos dos ativos brasileiros, a Bovespa disparou e o dólarcaiu. O risco-país, que mede a confiança dos investidores estrangeiros no Brasil, terminou o dia com queda de 1,05%, aos 562 pontos-base. Quanto menor é a taxa, melhor é a perspectiva do mercado estrangeiro com relação à capacidade de o Brasil honrar suas dívidas. Já o C-Bond (principal título da dívida brasileira) registrou alta de 0,51%, cotado a 96,68% do seu valor de face.

No cenário político, o clima foi de tranqüilidade nesta sexta. A Mesa Diretora do Senado mandou mandou arquivar, durante o dia, o requerimento apresentado na quinta-feira pelo líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), pedindo a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as circunstâncias do assassinato do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel.

Apesar do resultado positivo, os investidores trabalham preocupados com o rumo da taxa de juros da economia brasileira, que será decidido na reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) nos próximos dias 16 e 17. Analistas estimam que o Copom não deve realizar um novo corte da Selic, já que a pressão sobre os preços ainda não caiu ao patamar esperado.

Todas as ações que fazem parte do Ibovespa registraram alta nesta sexta-feira. As maiores foram da Eletropaulo PN (10,7%), Eletrobrás PN (10,7%) e Light ON (8,9%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;