Internacional Titulo
David Kelly é enterrado 19 dias depois de sua morte
Da AFP
06/08/2003 | 14:18
Compartilhar notícia


O corpo de David Kelly, o especialista britânico em armamento que causou um escândalo sobre a participação da Grã-Bretanha na guerra do Iraque, foi enterrado esta quarta-feira, em uma cerimônia íntima, 19 dias depois de seu suicídio.

O caixão, coberto com uma grande coroa de flores brancas, foi levado no início da tarde à igreja 'Saint Mary' do povoado de Longworth, no condado de Oxfordshire (70 km ao oeste de Londres).

A viúva do cientista e seus três filhos, assim como 160 convidados, assistiram ao serviço religioso anglicano e às orações bahai, a religião à qual Kelly havia se convertido há quatro anos nos Estados Unidos.

O cientista, que morreu aos 59 anos, foi centro de uma grande polêmica entre o governo e a BBC, quando um de seus jornalistas acusou Downing Street de ter exagerado, antes da guerra contra o Iraque, a ameaça que as supostas armas de destruição em massa de Saddam Hussein representavam.

O juiz Brian Hutton, encarregado pelo governo de investigar as circunstâncias da morte de David Kelly, foi um dos primeiros a chegar à igreja de Longworth.

O premier britânico Tony Blair será a principal testemunha da investigação, durante a qual dezenas de pessoas serão chamadas a depor. O vice-premier britânico John Prescott representou o governo nos funerais, na ausência de Blair, que está de férias.

A pedido da família, a maioria da mídia foi mantida à distância da cerimônia e apenas foi permitido filmar a chegada do cortejo fúnebre à igreja.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;