Cultura & Lazer Titulo
Grupo Bee Gees é passado a limpo em DVD
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
31/12/2001 | 15:44
Compartilhar notícia


De volta à mira dos holofotes no Brasil com o sucesso do CD duplo Their Greatest Hits, os Bee Gees têm, agora, dois novos registros inéditos em DVD: This is Where I Came In (ST2 Vídeo, R$ 100 em média, 150 min) e One Night Only (ST2 Vídeo, R$ 40 em média, 130 min.).

This is Where I Came In, apesar do preço salgado, vale a pena ter na dvdteca. Trata-se de um rico documentário (importado), com a história contada pelos próprios Bee Gees, do princípio aos dias de hoje.

Para surpresa de muita gente, que só os conheceu nos anos 70, com o sucesso da trilha sonora de Os Embalos de Sábado à Noite (estrelado por John Travolta), o DVD mostra que, para chegar a esse ponto, foram quase 20 anos de muita luta.

Há muitas imagens dos três quando crianças e depois, adolescentes. São registros caseiros, quase sempre com o tímido Maurice empunhando a câmera. Na intimidade, um Robin muito bem-humorado, e um Barry que topa todas as aventuras propostas pelos gêmeos.

A maior das aventuras foi a criação do trio. Apesar de começarem se apresentando nos cinemas de sua terra natal, foi na Austrália – para onde mudaram-se – que firmaram-se no objetivo de seguir carreira.

É muito curioso, e até engraçado, vê-los pequenos apresentando-se em programas de TV, vestidos com roupinhas idênticas, que a mãe Bárbara costurava. No início, eram um misto de banda e grupo de humor, com Robin comandando as cenas hilárias.

A busca pelo sucesso os levou de volta à Inglaterra, onde fecharam contrato com Robert Stigwood (sócio de Brian Epstein, agente dos Beatles). Foi um período fértil para o Bee Gees, que se tornou banda com outros dois integrantes. Há muitos vídeos da época, divertidos pela singeleza das produções e também pelo visual dos irmãos.

A fama, como ocorre com quase todos que a experimentam, provocou desavenças. Por uns tempos, Robin teve ciúmes do sucesso de Barry, apontado como sex symbol Nos Estados Unidos. Vieram as drogas, os casamentos – todos eles tiveram mais de um – e o inevitável distanciamento.

Nenhuma tragédia foi poupada neste registro. Nem o acidente que quase matou Robin, nem o problema de Maurice com o alcoolismo – mal do qual precisa se controlar até hoje – nem a dor nas costas e os problemas coronários que fizeram Barry quase parar completamente sua carreira. Até a morte de Andy Gibb é comentada – fato que os fez criar a música Wish You Were Here.

Além dos depoimentos dos próprios BGs, há falas de sua mãe, de Stigwood, e de gente ligada ao show business. O único problema deste DVD são as legendas. Isso porque, além de entrarem atrasadas com relação às falas, o idioma é o português de Portugal. Conclusão: os brasileiros têm de decifrar palavras como retrete, digressão e frases como Ele é muito giro!

This is Where I Came In conta a história até o início da turnê One Night Only, que pode ser conferida no DVD homônimo. A sugestão, portanto, é assisti-los em seqüência. One Night Only é o show atual, e traz músicas como Massachussets, Night Fever, Too Much Heaven, How Deep is Your Love e Stayin’ Alive, entre outras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;