Segundo a Serasa Experian, apesar dos estímulos monetários e fiscais adotados pelo governo para o crédito e o consumo, a desaceleração da expansão do crédito se deve ao nível ainda elevado da inadimplência. "Níveis de endividamento e de inadimplência mais elevados tenderão a manter o crédito ao consumidor numa trajetória mais moderada de expansão no médio prazo", afirma a empresa, em nota divulgada hoje. O indicador de perspectiva de crédito da Serasa busca antever em que ciclo o crédito estará em um horizonte de seis meses.
No caso de crédito para pessoas jurídicas, o indicador mostrou crescimento de 0,2% em janeiro, para 99,3 pontos, ante 99,1 em dezembro. Estimulado pela trajetória de redução das taxas de juros e pelo cenário de retomada da economia do País, o crédito para empresas deverá se acelerar neste ano, principalmente a partir do segundo trimestre.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.