Nacional Titulo
PE tenta mobilizar agricultores do 'Polígono da Maconha'
Do Diário do Grande ABC
15/10/1999 | 16:23
Compartilhar notícia


O plantio de maconha no chamado "Polígono da Maconha", regiao que detém o título de maior produtora do país, deverá sofrer forte repressao nos próximos meses com a implantaçao de um trabalho preventivo junto aos agricultores da área.

Convênio nesse sentido foi assinado nesta sexta-feira pelo governo de Pernambuco e a Secretaria Nacional Anti-Drogas. O objetivo é possibilitar a realizaçao de leiloes dos bens imóveis apreendidos de com traficantes. Esse convênio já existia com os estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Acre, Amazonas e Roraima.

O ministro do gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Alberto Cardoso, afirmou que "com o dinheiro dos leiloes, o governo de Pernambuco terá mais condiçoes de implantar e executar programas mais eficientes no combate ao plantio e ao tráfico de maconha no estado".

O convênio estabelece que Pernambuco ficará com 60% do total arrecadado e a Secretaria Nacional Anti-Drogas com o restante, pois "precisa trabalhar no âmbito nacional". O governo federal gasta cerca de R$ 28 milhoes no tratamento de dependentes de drogas.

O governo do estado já implantou um projeto piloto no município de Cabrobó (sertao do Sao Francisco), um dos oito integrantes do "Polígono da Maconha", permitindo mais condiçoes aos agricultores de resistir às propostas dos "maconheiros", como sao chamados os plantadores. O general Cardoso adiantou que "os agricultores sao pessoas de índole honesta, mas por conta das circunstâncias, sao obrigados a aceitar as propostas dos criminosos". Ele disse que a partir de agora, estas "vítimas das circunstâncias" terao outras alternativas para produzir.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;