Economia Titulo
Agora é lei: pão francês só por quilo
Daniel Trielli
Do Diário do Grande ABC
19/10/2006 | 21:35
Compartilhar notícia


A partir de sexta-feira, se você vir uma padaria que venda o pão sem a ajuda de uma balança, pode denunciar para o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). De acordo com a Portaria 146 da entidade, todas as panificadoras do Brasil são obrigadas a vender o produto por peso.

A decisão foi publicada há quatro meses e o prazo de ajuste dos estabelecimentos se esgotou. Agora é obrigatório o uso da balança com divisão de 5 gramas ou menor. A massa medida – conhecida como peso – terá de ser discriminada no equipamento, assim como o preço total a ser pago. Além disso, o custo do quilo do pão tem de ser exposto com letras de no mínimo cinco centímetros de altura e colocado em um lugar visível.

Como a abrangência da portaria é nacional, não há legislação municipal ou estadual que possa determinar outra forma de comércio do pão. A padaria que não seguir a regra pode sofrer sanções que variam de notificação até multa.

Mas isso não ameaça os padeiros do Grande ABC. Desde que a medida foi anunciada oficialmente pelo Inmetro, os estabelecimentos da região já estavam preparados.

É o caso da panificadora Romebi, em São Bernardo. “Já estamos vendendo pão por peso há uns 10 dias”, conta a funcionária Estela Isaías. Ela diz que concorda com o sistema, que é mais justo. “A gente está vendendo o que a gente faz”, diz Estela.

Só que nem todos os clientes aprovaram a idéia. Isso porque o pão da Romebi é maior do que o padrão – 50 gramas – e isso na balança representa alguns centavos a mais. “Tem uns clientes que não estão achando muito bom, não. O nosso pão sai sempre um pouco a mais de 50g e passa do valor que eles estão acostumados a pagar”, conta a funcionária.

Padeiros – Mas ao contrário de alguns consumidores, o setor não reclama. Isso porque a medida vem como um pedido dos próprios empresários. Antes da decisão do Inmetro, a Abip (Associação Brasileira das indústrias de Panificação) havia feito uma pesquisa entre os padeiros e descobriu que cerca de 80% dos empresários do setor preferia a venda por quilo.

Além disso, as padarias de Santo André não precisaram passar por nenhuma mudança, porque de acordo com lei municipal, o sistema de venda por peso já é implantado desde o ano passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;