Economia Titulo
Petrobras entra no Índice Dow Jones
Daniel Trielli
Enviado especial ao Rio
13/09/2006 | 23:23
Compartilhar notícia


A Petrobras anunciou nesta quarta-feira na Rio Oil & Gás (evento que acontece na capital carioca) que a partir do dia 18 fará parte do seleto grupo da DJSI (Dow Jones Sustainability Index, ou Índice de Sustentabilidade Dow Jones), que reúne as empresas com maior responsabilidade sócio-ambiental da bolsa norte-americana.


A estatal é uma das seis empresas brasileiras ao lado da Cemig, Aracruz, Bradesco, Itaú e Itausa a participar do índice. No setor de petróleo e gás, apenas 11 companhias de todo o mundo estão listadas no DJSI.


O índice é um calculo que a Dow Jones faz por meio de 24 critérios divididos em três grupos – sociais, econômicos e ambientais – o valor de sustentabilidade das empresas. No total, 20 empresas brasileiras e 81 de petróleo e gás tentaram a entrada no DJSI, mas a grande maioria não conseguiu. Embraer, Unibanco, Gerdau e Ambev são alguns exemplos de companhias que não passaram no teste.


De acordo com o gerente de Responsabilidade Social da Petrobras, Luiz Fernando Nery, a inclusão nesse seleto grupo não só ajuda na imagem da empresa, como também dá retorno financeiro. "Historicamente, as ações nesse grupo são 10% a 15% mais valorizadas do que as que não estão", conta Nery.


Além de credibilidade maior que reduz custo em fatores como prêmios de seguro, o acesso à capital é facilitado.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;