Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 31 de Outubro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Desemprego deve ficar
em 5,5%, afirma Lupi


Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC

29/08/2011 | 16:06


Embora o saldo de empregos (contratações menos demissões) do mês de julho em todo o País tenha sido 22,6% menor do que no mesmo mês do ano passado, com 140.563 vagas, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, afirmou hoje que a taxa de desemprego deve encerrar o ano entre 5,5% e 7,7%. Esse percentual, de acordo com Lupi, é o menor índice de desemprego da história do País, chegando quase ao pleno emprego, que seria abaixo de 5%.

Para o saldo de agosto, mensurado pelo Caged, do MTE, que considera apenas os postos de trabalho formais, ele espera dados positivos. "Acredito que vamos terminar o ano nesse índice de desemprego principalmente por conta do acumulado da geração de emprego", disse Lupi durante debate do Grupo de Líderes Empresariais. A expectativa é de que sejam gerados 3 milhões de empregos formais, quase meio milhão a mais do que no ano passado, quando foram contratados 2,52 milhões de trabalhadores.

Outro fator que não deve impactar o cenário é a medida de aperto fiscal anunciada também hoje pelo ministro da Fazenda Guido Mantega. Ele informou que a meta do superávit primário terá aumento de R$ 10 milhões, o que corresponde entre 0,25% e 0,30% do Produto Interno Bruto. O intuito da medida é diminuir a demanda do consumidor para frear inflação e, consequentemente baixar taxa básica de juros. Lupi, porém, disse que a medida não deve mudar a previsão para a geração de emprego.

DOMÉSTICAS - O ministro do Trabalho e Emprego informou que o projeto que assegura aos empregados domésticos os mesmos direitos que um trabalhador com registro em carteira, como INSS e FGTS, deve ser divulgado ainda nesta semana. Lupi não entrou em detalhes, apenas citou que faltam ser acertados dois ou três aspectos da proposta por conta de a categoria ter muitos diaristas, que possuem vários vínculos empregatícios, e não somente um. A medida sugere regime tributário semelhante ao do Simples Nacional.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;