Economia Titulo
Aumenta pressao para anulaçao da dívida de países pobres
Do Diário do Grande ABC
06/04/2000 | 16:15
Compartilhar notícia


Uma semana antes das reunioes do Clube de Paris, do FMI e do Banco Mundial, os partidários da anulaçao da dívida dos países mais pobres decidiram aumentar a pressao para que os países ricos acelerem esse processo.

O grupo de associaçoes francesas reunidas sob o lema ``Para o ano 2000 anulemos a dívida', convocou uma manifestaçao para o próximo dia 12, diante do ministério francês de Finanças, sede do Clube de Paris, que reúne os países credores e onde acontecerá a renegociaçao da dívida pública dos países em desenvolvimento.

Se trata, segundo os organizadores, de pressionar os países credores, que estarao reunidos esse dia, para que ``adotem uma política ambiciosa em matéria de anulaçao da dívida'.

Em 12 de abril, o Clube de Paris, segundo um porta-voz, deverá examinar a dívida de vários países, mas nao informou quais.

As associaçoes também querem mobilizar seus integrantes em 16 e 17 de abril, por ocasiao das reunioes do FMI e do Banco Mundial em Washington, para pedir a anulaçao de 100% da dívida dos países pobres.

O pagamento de uma dívida de US$ 350 bilhoes, por parte dos países africanos, é o principal obstáculo ao seu desenvolvimento, dizem as associaçoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;