Nacional Titulo
Adolescentes se contaminam com mercúrio em Mairinque
Do Diário OnLine
03/04/2001 | 18:23
Compartilhar notícia


Dez adolescentes, com idades entre 13 e 17 anos, se contaminaram com mercúrio, vazado de uma subestação abandonada da empresa Ferroban, em Mairinque, nesta segunda-feira. Eles estavam no local brincando e encontraram o material sobre o piso.

Os adolescentes passaram por exames de urina para avaliar se houve dano aos rins e estão sob observação médica, já que o mercúrio causa lesões irreversíveis nos órgãos. Na forma de vapor, causa danos aos pulmões, irritação nos olhos e na pele, além de tonturas e vômitos.

A subestação atendia a linha eletrificada da antiga Fepasa, mas está desativada desde que o trecho passou a ser operado com locomotivas a diesel.

A contaminação foi percebida pela escola onde eles estudam, já que eles levaram um vidro com a substância para a aula. Técnicos da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) recolheram o produto e interditaram o local. Um poço de abastecimento que havia nas proximidades foi aterrado por causa do risco de contaminação da água. A prefeitura destacou guardas municipais para vigiar a unidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;