Internacional Titulo
Mexicanos acham que país é corrupto
Da AFP
29/08/2002 | 15:29
Compartilhar notícia


Mais da metade dos mexicanos acredita que os habitantes do país são corruptos e que um em cada quatro utiliza o suborno para obter benefícios, informa uma pesquisa publicada nesta quinta-feira, pelo jornal 'Reforma'.

Esta é a segunda enquete sobre corrupção feita por este jornal, que elaborou outra em agosto de 2001.

A publicação desse estudo coincide com a apresentação do relatório da Transparência Internacional, que colocou o México entre os países com maiores problemas de corrupção, ao obter uma classificação de 3,6 pontos em uma escala de 1 a 10 e perder várias colocações (até a 57) em relação ao ano anterior.

A pesquisa do 'Reforma' revelou que o percentual de pessoas que acredita que os mexicanos são corruptos subiu oito pontos, estava em 47% em 2001 e foi para 55% em 2002.

As instituições que são vistas como mais corruptas são o Governo com 82%, seguido das prisões (80%) e do sistema de administração de Justiça (71%).

Assim, os grupos que concentram a pior impressão dos cidadãos neste aspecto são os políticos (82%), os policiais (79%), os deputados (77%) e os líderes sindicais (71%).

Os policiais, a empresa estatal Petróleos Mexicanos (Pemex) e as alfândegas também são vistas como organizações corruptas, enquanto que as grandes empresas também pioraram sua classificação em oito pontos percentuais (os que as consideravam corruptas passaram de 49% em 2001 para 57% neste ano).

A pesquisa foi feita entre 3 e 4 de agosto com 851 pessoas de todo o país. Têm uma margem de erro de 3,4% e um nível de confiança de 95%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;