Internacional Titulo
Aznar reitera apoio à guerra no Iraque em discurso nos EUA
Da AFP
04/02/2004 | 20:08
Compartilhar notícia


O presidente da Espanha, José María Aznar, reiterou nesta quarta-feira seu apoio à invasão do Iraque, e elogiou a forte e renovada relação de seu país com os Estados Unidos, durante um discurso no Congresso dos Estados Unidos.

Aznar, que deixará o cargo no mês que vem, após as eleições gerais na Espanha, tornou-se um dos poucos líderes estrangeiros a discursar para ambas as câmaras americanas. O gesto foi visto como uma recompensa por seu apoio à guerra travada pelo presidente George W. Bush.

"Hoje, no Afeganistão e Iraque, acontece a fase mais importante da luta contra o terrorismo", disse Aznar. "No Iraque, os terroristas tentam impedir que o povo iraquiano seja dono de seu próprio destino (...) Continuamos comprometidos com a reconstrução institucional e material do Iraque. Vamos honrar nossos compromissos", prometeu.

Aznar enfrentou em seu país uma grande oposição à participação da Espanha na guerra. O líder espanhol, que desenvolveu uma relação estreita com Bush durante seu mandato, pediu ainda o reforço dos laços entre Estados Unidos e Europa e propôs a criação de uma área econômica e de livre comércio entre americanos e europeus até 2015.

Esta viagem é a última visita oficial de Aznar aos Estados Unidos, onde desembarcou mais de 12 vezes durante os oito anos em que ficou no poder. De Washington, ele seguirá nesta quinta-feira para Bruxelas, onde participa do Congresso do Partido Popular Europeu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;