Automóveis Titulo
S 400 híbrido já está à venda no País
Wagner Oliveira
Enviado ao Rio de Janeiro
02/06/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A Mercedes-Benz apresentou no Rio de Janeiro o S 400 BlueHybrid. O Challenge Bibendum é o evento ideal para a apresentação de um veículo que faz a transição da velha para a nova tecnologia ­- limpa e sustentável. Vendido há duas semanas no Brasil por US$ 253 mil, tivemos a oportunidade de dirigir o grande sedã de luxo no autódromo de Jacarepaguá (Zona Oeste do Rio). O momento vai ficar na lembrança, pois não deixa de representar um marco dos novos tempos.

O que justifica o interesse pelo S 400 é o sistema híbrido de tração. A combinação do motor V6 a gasolina com módulo de baterias torna o veículo um dos mais econômicos do mundo em sua categoria no ciclo Otto (motores a combustão interna que usam gasolina, álcool ou gás natural). Segundo o fabricante, o consumo é de 7,9 litros a cada 100 quilômetros, ou seja, 12,66 km/l - para um veículo que tem quase 6 metros de comprimento é um feito impressionante.

Na pista, foi interessante ver o sistema funcionando. Quando se está em velocidade baixa, o motor a combustão carrega mais rapidamente as baterias. Estas são acionadas quando se exige mais da aceleração. Assim, elas ajudam a diminuir o trabalho do propulsor convencional, economizando combustível.

Ao volante, nem dá para sentir a diferença para um carro de sistema convencional. O híbrido continua robusto, fácil de dirigir e muito elegante.

O motor a combustão de seis cilindros em ‘V' de 3,5 litros gera 279 cv e 35,7 mkgf. Além disso, o elétrico produz mais 20 cv e 16,3 mkgf, principalmente em trechos urbanos ­- ocasião em que há maior consumo de combustível.

No painel, é possível ver quando o sistema entra em operação. Com a ajuda elétrica, o S 400 Hybrid torna-se um dos sedãs grandes de luxo mais limpos do mercado. Ele emite 190 gramas de gás carbônico por quilômetro.

De acordo com a Mercedes-Benz, o S 400 BlueHybrid é o primeiro modelo de produção em série equipado com bateria de lítio-íon especialmente para uso automotivo. Outra novidade interessante, que pode ser sentida no autódromo de Jacarepaguá, foi a função start/stop, que desliga o motor quando o veículo está parado, como, por exemplo, nos semáforos. Quando é hora de andar novamente, o motor elétrico quase imperceptivelmente reinicia o motor, o que também contribui para a economia de combustível.

O que interessa mais no S 400 é o passo definitivo que a Mercedes-Benz dá para a nova tecnologia. Seu maior atributo é fazer com que outros fabricantes iniciem o caminho sem volta para um mundo onde o automóvel não contribua para o aquecimento global com a emissão de gases.

A tecnologia empregada no S 400 Hybrid não faz do modelo o mais caro da gama da montadora alemã - ele custa até um pouco menos que modelos V8 oferecidos pela empresa no Brasil.

Mas é comum que a tecnologia de ponta comece sempre em produtos de luxo, já que poucos podem pagar pela novidade. Resta, então, ao consumidor do carro premium o direito de escolher por automóvel mais limpo e conômico.

As inovações oferecidas pelo S 400 Hybrid são muito interessantes, mas é pena que não estejam disponíveis para consumidores com poder aquisitivo menor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;