Economia Titulo
Vendas no varejo crescem 1,1% em novembro no País
da ABr
13/01/2011 | 07:16
Compartilhar notícia


O volume de vendas do comércio varejista do País cresceu 1,1% em novembro de 2010, em relação ao mês anterior, e a receita nominal teve aumento de 1,2%, na mesma base de comparação.

Os dados são da pesquisa mensal de comércio, divulgada ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e mostram que o setor completou em novembro sete meses consecutivos de taxas positivas no volume de vendas e 11 meses de crescimento na receita nominal.

Na comparação com novembro de 2009, a expansão foi de 9,9% no volume de vendas e de 14,8% na receita nominal. O acumulado de 2010 alcançou no penúltimo mês do ano altas de 11% e 14,4%, e o dos 12 meses imediatamente anteriores apresentou aumentos de 10,8% e 14,1%, respectivamente, no volume de vendas e na receita nominal.

Oito das dez atividades pesquisadas registraram em novembro variações positivas no volume de vendas, com destaque para as altas de 10,5% em equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, e de 6,6% em livros, jornais, revistas e papelaria.

Segundo o IBGE, vários fatores explicam o bom desempenho desses dois segmentos do comércio varejista. Entre eles, a melhoria do poder de compra da população, a retomada do crédito, a queda de preços dos produtos do gênero, principalmente os microcomputadores, e a ampliação das vendas de celulares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;