Política Titulo
Procura é grande nos cartórios eleitorais da região
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
05/05/2010 | 07:44
Compartilhar notícia


Hoje é último dia para os interessados em votar nas eleições de outubro regularizarem ou tirarem pela primeira vez os títulos de eleitor. Ontem, o movimento nos cartórios eleitorais da região foi intenso. Grandes filas se formaram em muitos departamentos. A demora média é de duas a três horas.

Desde sábado, as zonas eleitorais trabalham em esquema de plantão, das 9h às 18h. Até esse horário quem estiver na fila recebe senha. A expectativa é de que hoje a procura pela transferência de local de votação e pedido de documento para votar pela primeira vez (demanda mais acessada) seja ainda maior. Os documentos são emitidos na hora. O Grande ABC possui 27 cartórios eleitorais. O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) não prorrogará o prazo.

O título de eleitor é importante para garantir a participação no maior evento democrático do País. É exigido em várias ocasiões, como em contratações, para tirar ou renovar o passaporte, solicitar CPF, matrícula em colégios e faculdades, para inscrição em concurso público, dentre outras.

Prova do crescente movimento nos últimos dias são os números da 414ª Zona Eleitoral de São Bernardo. Na semana de 19 a 25 de abril foram feitos 207 atendimentos. Na última semana o número subiu para 725. "Dia 3 recebemos 144 pessoas. Hoje (ontem) mais de 200. Amanhã (hoje) teremos ainda mais", relatou a chefe do cartório Regina Félix da Silva.

Ao melhor estilo brasileiro, as pessoas têm deixado para a última hora a regularização. A auxiliar administrativa Karen Cristina, 17 anos, era a última da fila de 100 eleitores. Chegou às 16h35 e criticou o horário de funcionamento dos cartórios. "Não posso vir antes dessa hora porque estou no trabalho. Somente nesta semana o atendimento foi estendido para as 18h", observou a jovem, que irá votar pela primeira vez neste ano.

A chefe do cartório Maria Midori ressaltou que "infelizmente as pessoas que deixam para a última hora têm de enfrentar as filas". "Temos poucos funcionários e grande demanda. As zonas com menor movimento têm enviado reforço para nós. Até agora fizemos uns 200 atendimentos, somente hoje."

A 217ª Zona Eleitoral de Mauá recebeu 128 alistamentos até as 16h30 de ontem. "No último dia, a procura é costumeiramente maior", disse o chefe da seção Daniel Borges Mariano.

A enorme concentração de pessoas em frente aos departamentos eleitorais atraiu vendedores ambulantes. O comerciante de sorvetes Miguel Rufino da Silva, 59 anos, está desde segunda-feira na 383ª Zona Eleitoral. "Todo ano de eleição é assim: venho para cá nos últimos dias porque tem muita gente. É o dia todo lotado. Vendi uns 80 sorvetes." (Colaborou Elaine Granconato)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;