Setecidades Titulo Memória
Chácara Silvestre está quase pronta

Restauração do imóvel deve ser entregue à população de São Bernardo no segundo semestre

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
02/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


"Se você visse como era esse lugar antes, dava vontade de chorar. Só tinha mato e gente que se aproveitava do abandono para invadir o terreno e fazer coisa errada. Hoje está muito bonito." É assim que o funileiro Vitor Sukhinquo, 59 anos, define as mudanças ocorridas desde 2011 na Chácara Silvestre, no bairro Nova Petrópolis, em São Bernardo. A residência foi propriedade de veraneio do banqueiro Walace Simonsen, importante figura pública que atuou na emancipação do município.

As mudanças começaram com a instalação do parque, que foi entregue à população em janeiro de 2011 com pistas para caminhada, equipamentos de ginástica e palco para eventos, oferecendo assim opções de atividades esportivas e culturais. Para a execução do parque, foram investidos R$ 3,4 milhões na revitalização do espaço de 85 mil metros quadrados.

Já a restauração do casarão, que é tombado desde 1987 pelo Compahc-SBC (Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo), começou com a realização do diagnóstico e projeto por empresa especializada em restauro. O projeto contém a análise, estudo e apontamento das prospecções pictóricas e arquitetônicas, fornecendo diretrizes para os procedimentos de conservação e restauração necessárias, contendo relatório fotográfico, projetos, mapeamentos e memoriais descritivos do imóvel.

A influência do estilo europeu na construção, presente no destaque dado às vigas da fachada principal, foi mantida pelo projeto, executado também por empresa especializada em restauro. As obras tiveram início em abril do ano passado, com investimento total de R$ 974 mil.

Após conclusão da restauração, está prevista instalação do Centro de Referência da Cultura Popular. O espaço abrigará atividades de formação e difusão das manifestações populares da cidade. "Precisamos de mais áreas de lazer e cultura na cidade, e com certeza esse será um lugar que vou frequentar com a família, como já fazemos no parque", garante a dona de casa Valéria de Souza, 55.

HISTÓRIA
A Chácara Silvestre e todo o atual bairro Nova Petrópolis faziam parte, na primeira década deste século, de um sítio adquirido por Benedito Cesário do Nascimento com o objetivo de explorar o mato e vender lenha para os carvoeiros das colônias, bem como para Santo André e São Paulo.

Em 1927, o sítio foi vendido para os irmãos Pujol, que o adquiriram com a finalidade de fazer um loteamento, mas o empreendimento não obteve o sucesso esperado e, associado a outros problemas, provocou a perda da propriedade em 1930.

O banqueiro Wallace Simonsen, que alguns anos antes havia adquirido, ainda de Benedito Cesário do Nascimento, uma área no alto da região, arrematou, em hasta pública, toda a propriedade. Ele, então, abandonou temporariamente a ideia do loteamento, que só foi retomada no fim dos anos 1940 por Mário Simonsen, filho de Wallace.

Na área, Wallace Simonsen, que em 1945 foi prefeito de São Bernardo, construiu o casarão utilizado como casa de campo entre 1932 e 1935. Foi na casa que Wallace Simonsen recebeu a visita de Bortolo Basso e Gabriel Nicolau, quando estes o convidaram a assumir o comando do movimento que resultou na emancipação de São Bernardo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;