Automóveis Titulo
Chega a 2ª geração do Touareg
Sueli Osório
Enviada a Campos do Jordão
01/06/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A segunda geração do Touareg está chegando às concessionárias da Volkswagen a partir deste mês, com opções de motores V6 (R$ 220.990) e V8 (R$ 267.990). O utilitário recebeu novas linhas, mais dinâmicas, e um conjunto de sistemas de segurança.

Como já ocorreu com o Tiguan, a montadora concebeu o Touareg visando obter o máximo em sustentabilidade. Além do desenvolvimento obtido nos motores, um ganho significativo foi atingido na construção do veículo: a versão básica teve o peso reduzido em 206 kg na versão V6 e 257 kg na V8.

Outro ponto aperfeiçoado, na busca de menor consumo de combustível, foi a tração integral. O sistema 4Motion, equipamento de série tanto para a versão V6 como a V8, tem tração permanente nas quatro rodas, administrada por um diferencial de deslizamento limitado, que distribui a força do motor 60% para o eixo dianteiro e 40% para as rodas de trás.

O utilitário tem um programa de direção  off-road, acionado por um controle giratório. Quando ativado, ele altera a configuração dos freios ABS para caminhos não pavimentados.

Além disso, é acionado o sistema de assistência em decidas acentuadas, e alterado o momento das trocas de marchas do câmbio automático.

Uma novidade é que, agora, o modelo não tem mais vareta de óleo: o nível do lubrificante é mostrado no painel, digitalmente. Na versão V8, a porta do compartimento de bagagem tem abertura e fechamento automáticos.

O sistema de som e navegação dispõe de DVD player, comando de voz e tela touchscreen de oito polegadas. Ele pode mostrar mapas em 3D. As informações podem ser armazenadas no disco rígido de 60 gigabytes.

As duas versões têm faróis bi-xenônio, com nivelamento automático, iluminação direcional nas curvas e LEDs.

Opcional para o modelo (R$ 10.195 incluindo o sistema de som premium), o Area View utiliza quatro câmeras posicionadas ao redor do carro para oferecer visão abrangente em torno do veículo. A equipe do Diário viu o recurso funcionando e ficou claro que a segurança aumenta significativamente, principalmente auxiliando a visualizar pedestres, no caso da saída de uma garagem de edifício, por exemplo.

Side Assist alerta para carros que se aproximam por trás, fora do ângulo de visão, quando o motorista troca de faixas.

O ACC (controlador de velocidade e distância) acelera e desacelera o veículo dependendo do fluxo de tráfego detectado pelo radar frontal. Em todas as situações, o motorista continua no comando, já que pode desligar o sistema. O ACC é ativado por um controle posicionado no volante. O motorista seleciona a velocidade desejada, a distância a ser mantida em relação ao veículo à frente e o modo de resposta dinâmica (Comfort, Normal ou Sport). Caso o veículo à frente pare, o ACC freia o Touareg até a imobilidade. O sistema Front Assist, integrado ao ACC, monitora o tráfego de forma contínua usando o radar frontal em velocidades entre 30 km/h e 200 km/h, relatando quaisquer situações críticas ao motorista. O módulo Segurança, que conta com ACC e Side Assist, é opcional e encarece o SUV em R$ 13.510.

Avaliamos versão com motor V6

A segunda geração do Touareg chega ao Brasil em duas versões, com motores V6 de 3,6 litros e 280 cv de potência e V8 de 4,2 litros e 360 cv, ambos mais econômicos e eficientes, segundo a Volkswagen.

As duas opções atendem às normas de emissões brasileiras (PL5) e contam com novo sistema de gerenciamento térmico, que possibilita atingir a temperatura ideal de funcionamento em menor tempo, o que contribui para a redução do consumo de combustível em percursos pequenos, como a maioria dos realizados na cidade.

Avaliamos o utilitário esportivo equipado com o motor V6 FSI de 3,6 litros: com 280 cv e torque máximo de 37 mkgf. Durante trecho de terra a caminho do Pico Agudo, em Santo Antônio do Pinhal (SP), o modelo demonstrou força de sobra nas subidas íngremes e tirou de letra as dificuldades no trajeto fora de estrada.

TRANSMISSÃO

Todas as versões do novo Touareg são equipadas de série com transmissão automática de oito velocidades. Com melhor escalonamento, o câmbio utiliza a sétima e a oitava marchas como overdrive, aumentando a economia de combustível.

A oitava marcha permite que o motor funcione a uma rotação 34% inferior à desenvolvida em sexta, à mesma velocidade, o que proporciona ganho considerável na economia e redução de emissões.

O Touareg V8 conta, de série, com suspensão pneumática com controle eletrônico. O sistema integra controle de nivelamento automático, ajuste de altura em relação ao solo e da rigidez dos amortecedores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;