Nacional Titulo
BA usará método de ensino que recuperou crianças da guerra
Do Diário do Grande ABC
23/04/1999 | 16:44
Compartilhar notícia


A Secretaria de Educaçao da Bahia quer melhorar o ensino público do Estado com um sistema usado por Israel para ensinar crianças que sofreram o trauma da guerra: sao o Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) e o Método de Avaliaçao e Potencial de Aprendizagem (LPAD) criados pelo professor israelita de origem romena, Reuven Feuerstein, (ex-aluno de Jean Piaget e Carl Jung), um dos maiores educadores da atualidade.

O chamado Método Feuerstein é considerado um dos mais revolucionários da educaçao, tendo sido utilizado pela primeira vez em Israel após a Segundo Guerra, para ajudar a crianças saídas dos campos de concentraçao nazista, a recuperarem a capacidade de aprender.

Inicialmente, 20 estudantes e 23 coordenadores pedagógicos baianos estao participando do projeto piloto de implantaçao do PEI e do LPAD no Instituto Anísio Teixeira de Salvador sob a coordenaçao da professora Rosa Maria Assis (formada por Feuerstein). Na opiniao do secretário de Educaçao da Bahia, Eraldo Tinoco, a única forma de o Estado fazer uma revoluçao no setor educacional "é usar um método transformador, como o concebido pelo professor Reuven".

Tinoco disse que a decisao do governo baiano de buscar o apoio do educador israelense aconteceu depois de uma análise da realidade do setor no Estado, que tem pelo menos 170 mil alunos do ensino médio e outros 1,1 milhao de estudantes do ensino fundamental fora da faixa etária apropriada. De acordo com Tinoco esse quadro é resultado das condiçoes sócios-econômicas da maioria dos alunos da rede pública, que vem das camadas de baixa renda. "Parcela considerável dessas crianças e jovens é submetida a mais completa privaçao cultural que prejudica sua capacidade de aprendizagem", disse.

O Método Feuerstein tem trazido excelentes resultados nos países aplicados, inclusive em crianças com problemas neurológicos, Síndrome de Down e superdotas. A base do sistema é a estimulaçao do aluno para que sua capacidade intelectual seja ampliada. O educador israelense acredita que inteligência se aprende. Ele visitará Salvador na próxima semana para proferir uma conferência para dois mil educadores convidados, na terça-feira. A conferência será transmitida via Embratel, podendo ser captada em todo o Brasil, por antena parabólica (satélite transponder/frequência 3930/polarizaçao horizontal/sintonia em 6 ou 12).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;