Política Titulo Alvo de investigação
Ex-zelador do triplex sairá candidato a vereador em Santos

José Afonso Pinheiro confirmou ao MP ter visto Lula e Marisa em apartamento no Guarujá

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
30/08/2016 | 07:02
Compartilhar notícia
Reprodução/Facebook


A disputa eleitoral por uma vaga na Câmara de Santos, no Litoral, terá entre seus concorrentes o candidato José Afonso Pinheiro, o Afonso Zelador do Triplex. O nome escolhido remete a um dos casos de maior repercussão nacional dos últimos meses, que envolveu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua a mulher, Marisa Letícia, e que teve o zelador como protagonista.

Hoje desempregado, Afonso, 46 anos, afirmou em depoimento ao Ministério Público ter visto Lula e Marisa em várias oportunidades, acompanhando serviços de reformas no triplex, localizado no edifício Solaris, no Guarujá. O MP acusa o ex-presidente de ser proprietário irregular da unidade, que seria espécie de propina paga pela OAS como compensação de contratos com a Petrobras, durante governo do petista. Na semana passada, Lula foi indiciado pela Polícia Federal. A conclusão dos investigadores é a de que Lula e Marisa foram beneficiários de vantagens ilícitas, por parte da OAS, em valores que alcançaram mais R$ 2,4 milhões.

Morador de Santos, Afonso foi demitido pelo edifício em abril, logo após prestar depoimento à Justiça. Ele disse que evidenciar o triplex em seu nome na urna não é para tirar vantagem. “No momento de decidir a oficialização da minha candidatura, optei de colocar ‘zelador do triplex’ para que este caso não saia da memória de ninguém. Fui demitido por dizer a verdade e fiquei muito decepcionado. Hoje, vivo graças à ajuda do salário da minha mulher”, citou Afonso, garantindo ter uma vida simples, mas sem dar detalhes.

O ex-zelador contou que sempre gostou muito de política, embora seja primeira participação na disputa de um cargo eletivo. Destacou que, no passado, admirava o ex-presidente Lula. Hoje não mais. “Cheguei a votar no Lula, acreditava em seus discursos. Mas, hoje estou muito decepcionado com ele e com o PT. Se eleito, vou trabalhar justamente no combate à corrupção e por esporte para mudar esta realidade do político no País”, destacou.

Como candidato, ele está na lista dos postulantes do PP na busca por representatividade na Câmara. Seu partido, porém, teve inúmeras citações nas investigações da Operação Lava Jato, que investiga esquema de corrupção implementado na Petrobras para abastecer campanhas eleitorais.
Em Santos, o partido está no arco de aliados que apoia a reeleição do prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;