Internacional Titulo
Pele artificial é enxertada pela primeira vez em bebê
Do Diário do Grande ABC
12/01/1999 | 15:25
Compartilhar notícia


Médicos da Flórida enxertaram pela primeira vez pele artificial, desenvolvida totalmente em laboratório, numa menina de oito semanas que sofre de grave doença de origem genética, anunciou o hospital Jackson Memorial de Miami.

A pequena Tori Cameron, de Boca Raton (Flórida), nasceu dia 12 de novembro com a enfermidade, que afeta 100.000 crianças nos Estados Unidos; a moléstia deixa a pele tao sensível que o mais suave roçar pode provocar úlceras parecidas com as de uma queimadura de segundo grau, razao pela qual os pais nao podem nem abraçar o bebê.

A pele enxertada é da marca ``Apligraf', desenvolvida no laboratório Novartis de Nova Jersey; é produzida a partir de uma mostra de pele humana de células vivas que depois reproduzem até 200.000 vezes suas dimensoes originais em colágeno de vaca.

As células originais sao provenientes de prepúcios de meninos recém-nascidos que foram circuncidados.

A menina já tem 40% de seu corpo ``recoberto' com a nova pele, que lhe foi aplicada em pedaços quadrados quase transparentes de quase 2,5 cm de comprimento.

O pai de Tori, Randy Cameron, afirmou ao jornal Miami Herald: ``É incrível que minha filha seja o primeiro bebê a receber este tratamento, embora esta nao seja o tipo de conquista com a qual um pai sonha.'




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;