Economia Titulo
Siscom sai de São Paulo e escolhe Rudge Ramos para voltar a crescer
Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC
06/09/2006 | 23:15
Compartilhar notícia


São Bernardo está recebendo novos investimentos privados no setor de serviços. Desde março deste ano, a empresa de recuperação de crédito Siscom já investiu R$ 2,5 milhões em sua matriz que saiu da Capital e agora fica em Rudge Ramos.

Com a intenção de ampliar sua capacidade operacional, a prestadora de serviço escolheu a maior cidade do Grande ABC para abrigar seus 450 funcionários, dos quais 180 são da região.

Entre os motivos de escolha do município está a infra-estrutura oferecida, imóvel adequado e incentivos fiscais. O bairro é considerado de fácil acesso tanto para os funcionários provenientes de São Paulo quanto para os clientes e a prefeitura ofereceu agilidade e apoio para a instalação da nova matriz. “Analisamos 20 municípios. Vimos que a cidade tem uma população com boa escolaridade e faculdades, como aqui mesmo no bairro, e linhas de ônibus para acesso dos funcionários”, explica Emirio Yamada, diretor geral da Siscom.

Na negociação com a prefeitura, a empresa conseguiu um benefício financeiro importante que foi a redução da alíquota de ISS . Enquanto na Capital a taxa era de 5%, em São Bernardo o valor ficou em 2%.

O prédio da prestadora de serviços é o mesmo que abrigava uma concessionária e estava vazio há mais de dois anos. “Estávamos em um edifício na Capital de dez andares e ocupávamos oito. A logística e crescimento no local ficou limitada e precisávamos de um espaço em que pudéssemos concentrar a operação em um ambiente só”, conta Yamada. O grupo também têm um braço jurídico que atua na área de cobrança e irá para o mesmo local.

Mesmo assim, a empresa também precisou fazer um planejamento para que os empregados da Capital continuassem o trabalho no Grande ABC. O diretor conta que esperava uma evasão de até 20%, porém isso não aconteceu e a produtividade foi mantida, assim como os clientes, que hoje são 27 bancos e financeiras. “São muito exigentes e querem resultados, boa estrutura e tecnologia”, diz. “É um mercado que evoluiu muito e é uma das principais fontes de receita dos bancos.”, completa.

O projeto de crescimento da empresa ainda está na metade e com a nova matriz, a Siscom planeja chegar aos 1,1 mil empregados e aumentar em 23% o faturamento. “Até 2008, para alcançarmos essa meta e novos clientes, devemos investir mais que o dobro do que já foi investido. Estamos em estudo de continuidade desse plano e para o próximo ano já estão previstas mais 150 vagas”, disse.

A empresa também emprega 10 aprendizes de idades a partir de 16 anos vindos da ONG Camp, de São Bernardo, dentro do projeto institucional Primeiros Passos. Eles realizam um trabalho de suporte aos atendentes e recebem um ajuda de custo através da parceria com a entidade. Os que apresentarem melhor desempenho deverão ser efetivados pela Siscom.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;