Economia Titulo
Bovespa fecha em queda com crise política e Copom
Do Diário OnLine
18/02/2004 | 22:05
Compartilhar notícia


A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou o pregão desta quarta-feira em queda de 1,90%, com o seu principal índice, o Ibovespa, aos 22 mil pontos. O volume financeiro somou R$ 3,325 bilhões — inflado pelo exercício de opções, que movimentou R$ 866,9 milhões.

Os investidores operaram atentos para a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), que decidiu, logo após o fechamento do pregão, manter a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 16,5% ao ano. A decisão já era esperada pelo mercado, porém, recebeu muitas críticas.

O mercado de investimentos recebeu mal a declaração do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Maurício Corrêa — que já voltou atrás —, sugerindo o afastamento do ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, em razão do escândalo envolvendo denúncias contra o ex-assessor da Presidência Waldomiro Diniz. O porta-voz da Presidência da República, André Singer, afirmou que Lula não cogita a hipótese de o ministro-chefe da Casa Civil deixar o governo. Logo após a declaração de Corrêa, a Bovespa despencou.

A Telemar PN, carro-chefe da Bovespa, encerrou com desvalorização de 3,23%, colaborando para a queda da bolsa paulista. Entre as 54 ações que fazem parte do Ibovespa, as maiores quedas ficaram com a Klabin PN (6,1%) e Telesp Celular Participações PN (5,4%). Já as maiores altas foram da Itaúsa PN (3,7%) e Itaubanco PN (2,8%).

Risco e títulos - O risco-país encerrou o dia em alta de 3,88%, para os 561 pontos-base. Quanto maior é o indicador, mais elevada é a perspectiva do mercado externo de que o Brasil poderá decretar o calote em seus compromissos. Já o C-Bond (principal título da dívida brasileira) registrou desvalorização de 1,36%, cotado a 95,18% do seu valor de face.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;