Turismo Titulo
Vassouras celebra a boemia
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
21/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Shows, exposições de artesanato, oficinas e visitas a fazendas históricas prometem transformar a segunda edição do Festival Sabor de Botequim, na cidade fluminense de Vassouras, em grande acontecimento.

A maratona gastronômica começa amanhã e prossegue até o dia 31, com a promessa de resgatar as tradicionais receitas de botequim nos cardápios dos principais restaurantes da cidade. Entre elas, bolinho de bacalhau, pastel, caldinho de feijão com torresmo e filé aperitivo, entre outras delícias típicas da boemia.

Além da programação gastronômica e das apresentações musicais - com destaque para o show da banda mineira 14 Bis, sábado, às 21h -, os visitantes poderão participar de atividades de colhe e pague em propriedade de produtos orgânicos, curso de harmonização de cerveja, workshop de caipirinha, oficina de cerâmicas raku e corrida de garçons (veja programação ao lado).

HISTÓRIA - Localizada a 125 quilômetros do Rio, Vassouras viveu o apogeu econômico em meados do século 19, com a exportação do café. Daquela época, restaram construções coloniais bem preservadas no centro e na área rural. Várias delas podem ser apreciadas em um passeio a pé pela Praça Barão de Campo Belo, como a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, erguida em 1846, a Casa de Cultura (1844) e o atual prédio da prefeitura, antiga Casa de Câmara e Cadeia, de 1849, e antigo fórum e residência do Barão de Ribeirão, de 1860.

Na zona rural, por sua vez, destacam-se a Casa da Hera, de 1836, e as fazendas erguidas no Ciclo do Café, como as históricas Mulungu Vermelho, Magnífica, Cachoeira Grande e Cachoeira do Mato Dentro, que abrirão suas portas para visitas guiadas durante o Festival Sabor de Botequim.

INFORMAÇÕES - www.sabordebotequim.com.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;