Nacional Titulo
Teste aponta OGM em dez alimentos vendidos no Brasil
Do Diário do Grande ABC
20/06/2000 | 11:37
Compartilhar notícia


Os laboratórios Interlabor Belp AG, da Suíça, e o Umwelbundesamt, da Austria, detectaram a presença de organismos geneticamente modificados (OGM) em dez alimentos comercializados no Brasil, dentre 41 analisados. As análises foram realizadas a pedido do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor(Idec), que enviou 31 alimentos para teste na Suíça, e pela entidade ambientalista Greenpeace Brasil, que mandou outros 11 para a Austria.

O alimento com maior teor de OGM é o Bac'os, um tempero de sabor bacon, importado pela Gourmand, com 8,7% de soja roundup read, uma planta modificada geneticamente, cujo plantio e comercializaçao sao proibidos no Brasil. O creme de milho verde fabricado pela Knorr, que o segundo teste contém 4,7% da soja roundup read. O creme de milho é fabricado e distribuído pela Refinaçao de Milho Brasil.

Outro produto é a o Cup Noodles, uma sopa sabor galinha fabricada da Nissin, importada dos Estados Unidos, com 4,7% da soja roundup read. A salsicha tipo viena da Swift, em caixa, fabricada no Brasil, contém 3,9% da soja roundup read, segundo os testes. O cereal matinal Shake Diet, sabor morango, fabricado pela Olvebra, tem 1,5% da soja roundup read. O Prosobee, um alimento para criança, fórmula nao láctea, à base de proteína isolada de soja, distribuído no Brasil pela Bristol-Myers Squibb e fabricado no México pela Mead Jhonson, tem 1,9% soja roundup read.

Em mais três produtos foram registrados menos de 1% de transgênico. Um deles é o Nestogeno, da Nestlé, uma fórmula infantil de leite de soja para recém-nascido, com menos de 0,1% da soja round up read. O produto é fabricado pela Nestlé do Brasil. O Soy Milke, alimento à base de soja fabricado pela Olvebra Industrial, contém menos de 0,1% da soja roundup read. O Supra Soy, alimento à b ase de soja, fabricado pela Josapar Participaçoes, contém 0,7% de round up read, segundo os testes em laboratório. Outro produto com presença de transgênicos é a Batata Pringles, mas ainda nao foram apresentados os dados sobre o produto. Neste momento, a presidente do Idec, Marilena Lazarini, e o diretor executivo do Greenpeace Brasil, Roberto Kishinami, estao concedendo entrevista coletiva para divulgar detalhes da pesquisa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;