Nacional Titulo
Termina rebelião em presídio de Brasília
Do Diário OnLine
19/10/2001 | 14:28
Compartilhar notícia


A rebelião no presídio de segurança máxima da Papuda, em Brasília, que começou na manhã de quinta-feira terminou nesta tarde. Os agentes penitenciários Paulo César e Ronaldo França, que estavam como reféns, foram liberados sem ferimentos. Dois presos foram mortos.

As negociações foram feitas pelo juiz da Vara de Execuções Penais, Sebastião Coelho. Ele afirmou que cinco presos dos 17 exigidos pelos detentos serão transferidos. Dois deles para Bahia, dois para o Piauí, e dois para São Paulo. Os outros serão colocados em celas provisórias.

O número de feridos ainda não foi confirmado. Um preso, que se apresentou como Carlos Araújo, entrou em contato com a imprensa por telefone celular e afirmou que nove detentos foram feridos com tiros, sendo que quatro continuam no presídio.

Araújo disse também que a rebelião só terminaria quando os 17 presos foram transferidos. Ele reclamou de superlotação e de vazamento de água nas celas.

A rebelião teve início quando cem presos fizeram três agentes penitenciários como reféns. Eles atearam fogo em colchões e tomaram o telhado da unidade, reivindicando transferências de alguns internos para outros Estados e mudanças na estrutura carcerária do presídio.

O detento Wellington Souza Silva foi morto a facadas e outro teve morte cerebral depois de ser submetido a uma cirurgia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;